[weglot_switcher]

Ana Trigo de Morais: “O caminho da reciclagem passa pela implementação de soluções tecnológicas inovadoras”

É apontada como “a mulher forte” da sustentabilidade e da reciclagem em Portugal. Ana Trigo de Morais chegou a CEO da Sociedade Ponto Verde (SPV) em 2018, uma organização que presta serviços a mais de 8.000 empresas e é responsável pela implementação de um sistema de recolha e valorização de embalagens em Portugal.
18 Maio 2025, 20h00

Este sábado celebra-se o Dia Internacional da Reciclagem e esse foi o pretexto para falar com Ana Trigo de Morais, diz que “trabalha com o objetivo de alcançar as taxas de reciclagem de embalagens no País e promover a economia circular”. A CEO diz ao JE que estas “são metas exigentes e o nosso compromisso passa por ajudar Portugal a chegar a 65% da reciclagem das embalagens colocadas no mercado em 2025 (e a 70% em 2030) e, consequentemente, a contribuir para a redução dos resíduos urbanos que são enviados para aterro, que devem chegar aos 10% até 2035”.

A CEO da SPV explica que “neste momento, dos vários resíduos urbanos que produzimos apenas cumprimos a meta global nas embalagens, embora a exigência do objetivo estabelecido a partir deste ano imponha que o País tenha de acelerar para evitar que se entre em incumprimento”. Para que isto aconteça, “é fundamental que os sistemas municipais de recolha e tratamento de resíduos urbanos, nossos parceiros na operação, acelerem o investimento na modernização e eficiência do sector”, defende.

A gestora admite que o aumento de 4% na recolha seletiva no 1.º trimestre é insuficiente para cumprir as metas. “Apesar do aumento, o ritmo é ainda insuficiente para cumprir a meta de 65% de reciclagem de embalagens em 2025”.

Conteúdo reservado a assinantes. Para ler a versão completa, aceda aqui ao JE Leitor

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.