André Ventura foi um dos 11 dirigentes de partidos europeus da direita radical a marcar presença na “primeira cimeira” dos Patriotas pela Europa, que decorre até este sábado em Madrid.
O líder do Chega discursou este sábado no final do encontro do partido Patriotas pela Europa. No seu discurso André Ventura utilizou alguns paralelismos com a situação que está a ser vivida em Espanha, tendo conquistado a simpatia do público.
Ventura falou ainda sobre a sua presença em Washington para a tomada de posse do atual presidente norte-americano, Donald Trump, e falou ainda da Europa. O político português defendeu que “temos que reconquistar uma Europa que é nossa, que nos pertence, e não temos medo de dizer: uma Europa cristã, porque é a Europa que construímos para nós e para as nossas crianças”.
O líder do Chega sublinhou ainda o facto de muitos chamarem a estes partidos de direita de “populistas”, no entanto refere que o objetivo destes é “acabar com a casta política que ao longo dos últimos 50 anos trouxe corrupção à Europa”, sublinhando que agora há oportunidade de dar a “volta a esta situação”.
O grupo político Patriotas pela Europa foi criado em julho do ano passado por iniciativa do primeiro-ministro húngaro, Viktor Orbán, sendo, atualmente, o terceiro maior grupo no Parlamento Europeu.
O anfitrião do encontro é o líder do partido espanhol Vox, Santiago Abascal, que é também presidente do grupo político Patriotas pela Europa. O encontro conta também com a presença de Viktor Orbán, o vice-primeiro-ministro italiano, Matteo Salvini, a francesa Marine Le Pen, dirigente da União Nacional de França e Geert Wilders, líder do Partido da Liberdade Holandês (PPV).
O encontro iniciou os trabalhos na passada sexta-feira, com reuniões à porta fechada, no entanto este sábado todos os líderes vão discursar, num ato público realizado num hotel em Madrid.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com