A Galp Energia antecipou o início de funções do novo diretor executivo, Andy Brown, para esta sexta-feira, dia 5 de fevereiro.
A petrolífera informou o mercado de que a nomeação de Andy Brown como vice-presidente do conselho de administração e CEO da empresa terá de ser ratificado pelos acionistas na próxima Assembleia Geral.
“Irá liderar a estratégia da Galp como empresa integrada de energia, alinhada com a transição para uma economia de baixo carbono”, destaca ainda o comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).
O sucessor da Carlos Gomes da Silva na liderança da Galp Energia é um executivo que passou quase a totalidade da carreira inteira no oil. Após concluir a licenciatura em ciências da engenharia na Universidade de Cambridge em 1984, o britânico foi recrutado pela Royal Dutch Shell, gigante na qual passou 35 anos.
De 1984 a 2000, trabalhou na Nova Zelândia, Holanda, Itália, Brunei e Omã em funções de engenharia e gestão de projetos.
Em 2000, Brown foi nomeado conselheiro sénior do vice-presidente da Shell para o Médio Oriente e a ex-União Soviética antes de se tornar assistente privado do presidente da empresa em 2001.
No comunicado divulgado em meados de janeiro para anunciar a renuncia de Gomes da Silva, a Galp salientou que Brown integrou a comissão executiva de Shell em 2012, tendo sido diretor de Upstream International e, a partir de 2016, diretor de Upstream, a divisão de exploração e produção de petróleo.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com