[weglot_switcher]

Angola: João Lourenço nomeia nova ministra das Finanças

Há dois anos no poder, o Presidente angolano efetuou várias mudanças no seu Executivo. Entre as suas várias responsabilidades, Vera Daves vai ficar responsável pelo ambicioso programa de privatizações de 195 empresas públicas angolanas.
  • José Sena Goulão / EPA
9 Outubro 2019, 09h54

Dois anos após ser eleito Presidente da República de Angola, João Lourenço procedeu a uma remodelação do seu Governo. Archer Mangueira deixou de ser ministro das Finanças de Angola. O Presidente da República de Angola escolheu Vera Daves para ser a nova titular das pasta das Finanças, segundo a Angop.

Vera Daves era até agora secretária de Estado para as Finanças e Tesouro, cargo que agora vai ser ocupado por Osvaldo Victorino João.

O antigo ministro das Finanças foi nomeado governador da província do Namibe, localizada a cerca de mil quilómetros a sul de Luanda, em substituição de Carlos da Rocha Cruz, de acordo com a agência angolana.

Além das suas habituais responsabilidades como titular da pasta das Finanças, a tutela de Vera Daves também vai ficar responsável por supervisionar o vasto programa de privatizações (ProPriv), lançado em junho pelo Governo angolano. Este programa prevê que 195 empresas públicas angolanas passem da esfera do Estado para a mão de privados.

“É preciso garantir que no final do processo, o país saia da letargia que tem impedido de resolver problemas como o emprego, a competitividade e a eficiência”, disse Vera Daves em agosto sobre o ProPriv, citada pelo jornal angolano Mercado.

A nova ministra é licenciada em Economia pela Universidade Católica de Angola. Foi técnica de Finanças na Sonangol e diretora do gabinete de produtos e research do Banco Privado Atlântico, segundo a Lusa. Em 2012, entrou na Comissão do Mercado de Capitais; em 2017, assumiu a pasta de secretária de Estado para as Finanças e Tesouro.

Em declarações em agosto, Archer Mangueira tinha rejeitado fazer uma previsão do encaixe financeiro do ProPriv. “Oportunamente, e à medida que formos implementando o Programa de Privatizações, divulgaremos as receitas que forem registadas no tesouro nacional”, assegurou em agosto, citado pela Lusa.

Conforme avançou em junho o coordenador adjunto da comissão técnica de privatizações do Ministério das Finanças de Angola, Patrício Vilares, o programa de privatizações visa a “melhoria do tecido produtivo”, envolvendo as empresas com maior impacto na economia para lhes dar “condições de maior competitividade e dinamização para o setor público”, segundo a Lusa.

De acordo com este responsável, serão privatizadas companhias dos setores da agricultura, indústria, turismo, transportes, telecomunicações, finanças e mineiro.

Mas há mais mudanças no Governo angolano. Ana Paula Tuavanje Elias é a nova ministra da Educação, substituindo Maria Cândida Teixeira no cargo.

Para o cargo de secretário de Estado para a Saúde Pública foi nomeado Franco Cazembe Mufinda, substituindo assim José Manuel Vieira Dias Cunhas.

Já António Manuel foi nomeado para vice-governador da Província do Bié para o Setor Político, Social e Económico, substituindo Carlos Ulombe Esperança da Silva.

Mais de 190 empresas públicas angolanas vão ser privatizadas

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.