A expectativa oficial de lucros da Samsung para o quatro trimestre do ano dececionou os analistas, uma vez que ficou muito aquém das estimativas antecipadas, com a gigante tecnológica sul-coreana duramente atingida por custos extraordinários na área da investigação, necessários para responder às necessidades da norte-americana Nvidia. Os lucros foram atingidos duramente pelo aumento dos custos de investigação e desenvolvimento e pelo aumento da capacidade de fabricação de semicondutores avançados, disse a empresa em comunicado. A desaceleração da procura de chips de memória convencionais usados em computadores pessoais (uma área de negócio que diminui há muito tempo) e telemóveis também pesou nos lucros, acrescenta o comunicado.
A maior fabricante mundial de chips de memória, smartphones e televisões digitais espera registar um lucro operacional de 4,5 mil milhões de dólares nos três meses encerrados em 31 de dezembro, bem abaixo do estimado. O lucro esperado é 131% acima do registado no mesmo período do ano anterior, mas 29% abaixo do já de si dececionante terceiro trimestre. As receitas também ficaram abaixo do esperado.
Pior ainda, os rivais da SK Hynix são agora os principais fornecedores da Nvidia para chips de memória de alta largura de banda (HBM) usados em unidades de processamento gráfico (GPUs) de Inteligência Artificial. A Samsung tem lutado para atender aos requisitos da Nvidia, mas está, para já, a perder a corrida. Mesmo assim, a norte-americana está disponível para ajudar: o CEO da Nvidia, Jensen Huang, disse em Las Vegas esta terça-feira que a Samsung precisa de “criar um novo design” para fornecer chips HBM, acrescentando que “eles podem fazer isso e estão a trabalhar muito rápido” para atingir esse patamar.
“Há preocupações sobre os principais negócios da Samsung continuarem a perder competitividade. Mas a procura de chips pode já ter chegado ao fundo do poço”, disse Lee Min-hee, analista da BNK Investment & Securities, citado pela agência Reuters, acrescentando que a procura por smartphones na China pode melhorar gradualmente.
As ações da Samsung, a maior empresa da Coreia do Sul em valor de mercado, caíram 32% no ano passado, muito mais que o declínio de 10% do mercado em geral. Por outro lado, espera-se que a SK Hynix registe lucros recorde no quarto trimestre. As ações da empresa – também sul-coreana, a segunda maior do setor a seguir à Samsung e a sexta a nível mundial – subiram 23% no ano passado.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com