[weglot_switcher]

Antigo CEO da Wirecard pagou caução de cinco milhões de euros para sair da prisão

O antigo presidente executivo da Wirecard, Markus Braun, pagou cinco milhões de euros para voltar à liberdade, depois de se ter entregado à polícia de Munique, na Alemanha, na segunda-feira, tendo sido posteriormente detido por suspeita de crimes de fraude.
23 Junho 2020, 15h32

Markus Braun, antigo CEO da Wirecard, pagou esta tarde a fiança que tinha sido imposta por um juiz daquela cidade alemã, no valor de cinco milhões de euros, segundo o “Financial Times”

O antigo CEO da Wirecard entregou-se às autoridades na segunda-feira policiais depois de ter sido emitido um mandato de captura. O antigo CEO da fintech alemã é suspeito por ter cometido crimes de fraude, nos quais terá inflacionado as contas da empresa em 1,9 mil milhões de euros para atrair investidores e clientes.

O ‘buraco’ nas contas foi descoberto na semana passada depois de uma auditoria, tendo Markus Braun apresentado a demissão na sexta-feira. Mas as autoridades policiais suspeitam que o antigo dirigente não terá atuado sozinho, tendo cometido os crimes com o apoio da anterior equipa de gestão que, de acordo com o “Financial Times”, também está a ser investigada.

Ontem, a Wirecard disse que provavelmente o dinheiro não existe e que não representava de forma fidedigna a maior fonte de lucros da empresa.

O regulador alemão, o BaFin, disse que o escândalo era um “desastre completo” e uma “vergonha” para Alemanha.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.