Antigo Provedor de Justiça dirige Faculdade de Direito da Universidade Lusófona

José de Faria Costa, professor catedrático de Direito, tem uma vida partilhada entre a academia e o exercício de funções de topo em organismos de grande relevo.

José de Faria Costa – agraciado em 2017 pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, com a Grã-Cruz da Ordem de Cristo pelo seu contributo como investigador e docente na área do Direito e ligação e dedicação ao serviço público – vai dirigir a Faculdade de Direito da Universidade Lusófona de Lisboa.

Professor catedrático de Direito, tem dividido a carreira profissional entre a academia e o exercício de funções de topo em organismos de grande relevo. Entre 2009 e julho de 2013 presidiu ao Instituto de Direito Penal Económico e Europeu e entre 2013/2017 exerceu as funções de Provedor de Justiça de Portugal e, por inerência, integrou o Conselho de Estado. No dia 10 de março de 2016, o Provedor de Justiça de Portugal assumiu, pela primeira vez, a Presidência da Federação Ibero-Americana de Ombudsman.

Nascido em 26 de janeiro de 1950, estudou no Liceu de D. Manuel II, no Porto, e na Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, onde concluiu a licenciatura, em Fevereiro de 1974, com a classificação final de 17 valores. Pós-graduou-se, na mesma Faculdade, em 1980, em Ciências Jurídico-Criminais, apresentando a dissertação A caução de bem viver. Um subsídio para o estudo da evolução da prevenção criminal, tendo obtido a classificação final de Muito Bom, com 18 valores.

Em 10 de março de 1992, doutorou-se, na Faculdade de Direito de Coimbra, apresentando-se a provas públicas com a tese O perigo em direito penal (Contributo para a sua fundamentação e compreensão dogmáticas), tendo sido aprovado, por unanimidade, com distinção e louvor. Desde 2004 é professor catedrático da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra desde 2004, a cujo conselho diretivo presidiu entre 2005 e 2009.

Entre 2009 e Julho de 2013 foi Presidente do Instituto de Direito Penal Económico e Europeu.

 

Ler mais
Recomendadas

Escolas de negócios respondem à pandemia com novos programas

Inovação & Empreendedorismo, International Business e Branding Territorial são exemplos de temáticas que em 2021 chegam ao mercado.

Equipa do equipa do INESC TEC vence grande prémio de inovação da Casa da Moeda

O projeto Identidade Digital Inclusiva Não Autoritativa assegura um dos direitos fundamentais dos cidadãos: o registo de identidade. “É exatamente aquilo que procuramos distinguir e implementar”, afirmou Gonçalo Caseiro, presidente da Imprensa Nacional – Casa da Moeda, na entrega do prémio.

Alunos de MBA da Porto Business School vencem competição global

Solução de aquicultura para peixes alimentados com insetos criada por uma equipa do The International MBA da Porto Business School destaca-se em competição mundial com 85 equipas participantes.
Comentários