[weglot_switcher]

António Costa anuncia Pedro Marques como cabeça de lista do PS às europeias

O atual ministro do Planeamento e das Infraestruturas foi oficializado como cabeça de lista dos socialistas às eleições europeias, na Convenção Europeia do PS, em Vila Nova de Gaia, no distrito do Porto.
  • Cristina Bernardo
16 Fevereiro 2019, 19h22

O secretário-geral do Partido Socialista (PS), António Costa, oficializou este sábado o nome do atual ministro do Planeamento e Infraestruturas, Pedro Marques, como cabeça de lista do partido às próximas eleições europeias. O primeiro-ministro confirmou que Pedro Marques será o número dos socialistas um nessa ida às urnas durante a Convenção Europeia do PS, que decorre na cidade de Vila Nova de Gaia, no distrito do Porto.

Segundo António Costa, o governante é “alguém que conhece profundamente o país” e tem “provas dadas” na ação administrativa, na elaboração do Programa Nacional de Reformas e do Programa Nacional de Investimentos, bem como na execução dos fundos comunitários.

“É sempre difícil escolher um cabeça de lista às europeias. Mas só havia uma solução: escolher”, confessou o número um do partido com sede no Rato, sublinhando que espera que Pedro Marques mantenha a “boa tradição do PS” – que, na verdade, é a de não manter o cabeça de lista em Bruxelas durante mais do que um mandato. Ainda assim, lembrou a passagem de personalidades como Maria de Lurdes Pintassilgo João Cravinho, António Vitorino, Sousa Franco, Vital Moreira ou Francisco Assis pelo cargo.

A lista completa de candidatos socialistas às eleições de 26 de maio será aprovada no próximo dia 28, em nova reunião da Comissão Política Nacional do PS.  Ao longo dos últimos meses, Augusto Santos Silva (ministro dos Negócios Estrangeiros) e Carlos César (líder do grupo parlamentar do PS) foram indicados como as hipóteses mais prováveis para encabeçar a lista de candidatos.

Em declarações aos jornalistas, ao início da manhã, António Costa escusou-se a confirmar se o ministro do Planeamento e das Infraestruturas seria o cabeça de lista do PS às eleições europeias, mas disse que os nomes propostos deverão deixar de integrar o Governo. “Há um princípio claro de quem for candidato a estas eleições deve sair do Governo para não haver sobreposições”, referiu.

O chefe do Executivo português confirmou ainda que irá haver uma remodelação no Governo e que já entregou as alterações a Marcelo Rebelo de Sousa. “O senhor Presidente da República e a Presidência da República, no momento oportuno, anunciará as alterações que houver a fazer”, disse o governante, aos meios de comunicação presentes no local. Porém, o chefe de Estado afirmou, poucas horas mais tarde, que ainda não tinha recebido essa proposta de remodelação do Executivo.

https://jornaleconomico.pt/noticias/corrida-a-sucessao-de-pedro-marques-agita-socialistas-399838

Notícia atualizada às 19h45

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.