[weglot_switcher]

António Costa chama presidente da Partex para negociar plano de recuperação da economia

o Chefe do Executivo já terá informado todos os ministros do convite feito a António Costa Silva, que estará de saída da petrolífera, tendo o gestor já reunido com alguns dos titulares das pastas. Não integra oficialmente o Governo, mas o objetivo será preparar os planos de investimento e reformas que terão que ser entregues à Comissão Europeia e a base do Orçamento para 2021. 
30 Maio 2020, 09h24

O primeiro-ministro, António Costa, convidou António Costa Silva, atualmente presidente executivo da Partex, para estudar o plano de recuperação da economia, analisando as necessidades estruturais do país com todos os ministros, os partidos e os parceiros sociais, noticia o jornal “Expresso” na edição deste sábado.

Segundo o semanário, o Chefe do Executivo já terá informado todos os ministros do convite feito a António Costa Silva, que estará de saída da petrolífera, que a Fundação Calouste Gulbenkian vendeu aos tailandeses da PTT Exploration and Production por 622 milhões de dólares em novembro de 2019, tendo o gestor já reunido com alguns dos titulares das pastas. Para já, não integra oficialmente o Governo, mas o objetivo será preparar não só os planos de investimento e reformas que terão que ser entregues à Comissão Europeia para aceder às verbas do Mecanismo de Recuperação e Resiliência, como a base do Orçamento do Estado para 2021.

O “Expresso” diz que António Costa Silva não estará na calha para suceder a Mário Centeno nas Finanças, devido à formação académica e experiência profissional, mas que não é a primeira vez que o primeiro-ministro chama um outsider para construir os programas ou apoiar negociações do Governo, que mais tarde entram para o Executivo. Neste cenário, dá força à ideia de que Pedro Siza Vieira poderá transitar da pasta da Economia para as Finanças, podendo ser sucedido por António Costa Silva.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.