António Costa congratula o novo presidente do Eurogrupo

O Governo português, através do primeiro-ministro, expressou o seu apoio à candidato espanhola, a ministra das Finanças do Executivo de Pedro Sánchez, Nadia Calviño. Escolha para a presidência do Eurogrupo recaiu no ministro das Finanças irlandês.

Rodrigo Antunes/LUSA

O primeiro-ministro António Costa congratulou esta quinta-feira o novo presidente do Eurogrupo, Paschal Donohoe, através de uma publicação na rede social ‘Twitter’.

O Governo português, através do primeiro-ministro, expressou o seu apoio à candidato espanhola, a ministra das Finanças do Executivo de Pedro Sánchez, Nadia Calviño.

O ministro das Finanças da Irlanda, Paschal Donohoe, foi eleito esta quinta-feira presidente do Eurogrupo na segunda volta, sucedendo a Mário Centeno na liderança do grupo informal dos titulares das finanças da zona euro. Numa disputa com a espanhola Nadia Calviño e o luxemburguês Pierre Gramegna, o irlandês levou a melhor para o mandato de dois anos e meio, face à homóloga espanhola, também apontada como uma das favoritas há vários meses.

“O Eurogrupo elegeu hoje Paschal Donohoe, ministro das Finanças e da Despesa Pública & Reformas da Irlanda, como presidente do Eurogrupo, de acordo com o protocolo 14 dos tratados da União Europeia”, anunciou o grupo em comunicado, após a reunião que arrancou às 14 horas de Lisboa.

Ler mais

Relacionadas

Da Irlanda para a Europa: Paschal Donohoe sucede a Centeno na presidência do Eurogrupo

Paschal Donoe é o quarto presidente do Eurogrupo depois do luxemburguês Jean-Claude Juncker (2005-2013), do holandês Jeroen Dijsselbloem (2013-2018) e o português Mário Centeno (2018-2020).

Paschal Donohoe leva a melhor perante Nadia Calviño e é eleito presidente do Eurogrupo

Mário Centeno passa a pasta ao irlandês, que assume funções na segunda-feira, mas a primeira reunião sob a sua presidência apenas terá lugar em setembro. A eleição desta quinta-feira decorreu de forma eletrónica e secreta. No final da reunião, o ministro das Finanças de Malta agradeceu em nome do grupo o trabalho do ex-homólogo português ao longo dos últimos dois anos e meio.

Donohoe diz que fará o melhor para prosseguir trabalho do “governador” Centeno

Na sua primeira intervenção como presidente eleito do fórum de ministros das Finanças da zona euro, na conferência de imprensa que se seguiu à sua eleição, Donohoe não poupou elogios ao trabalho do antigo ministro das Finanças português, garantindo mesmo que tudo fará para dar mostras das mesmas qualidades que viu em Centeno ao longo dos últimos dois anos e meio.
Recomendadas

Exportações agroalimentares sobem 0,4% até junho para 3.285 milhões de euros

Só em junho, as exportações progrediram 5,2% para 552 milhões de euros, em comparação com o mesmo mês do ano anterior, enquanto as importações recuaram 0,7% para 801 milhões de euros.

Processamento de vistos nacionais volta a estar disponível

O Ministério dos Negócios Estrangeiros confirmou ainda que o serviço para pedidos de visto nacionais pode ser feito nas “línguas portuguesa, inglesa, francesa, russa e ucraniana”

“Julho evidencia travagem na recuperação das viagens e do turismo”, alerta a EY/Parthenon

A quarta edição do “Caderno de Notas” da EY/Parthenon, sobre “A crise económica da Covid-19” – divulgada esta sexta-feira, 7 de agosto – um trabalho elaborado com a supervisão e direção científica de Augusto Mateus, strategic consultant da EY Portugal, traça a análise da crise económica ao quinto mês da pandemia.
Comentários