[weglot_switcher]

António Costa congratula o novo presidente do Eurogrupo

O Governo português, através do primeiro-ministro, expressou o seu apoio à candidato espanhola, a ministra das Finanças do Executivo de Pedro Sánchez, Nadia Calviño. Escolha para a presidência do Eurogrupo recaiu no ministro das Finanças irlandês.
  • Rodrigo Antunes/LUSA
9 Julho 2020, 19h09

O primeiro-ministro António Costa congratulou esta quinta-feira o novo presidente do Eurogrupo, Paschal Donohoe, através de uma publicação na rede social ‘Twitter’.

O Governo português, através do primeiro-ministro, expressou o seu apoio à candidato espanhola, a ministra das Finanças do Executivo de Pedro Sánchez, Nadia Calviño.

O ministro das Finanças da Irlanda, Paschal Donohoe, foi eleito esta quinta-feira presidente do Eurogrupo na segunda volta, sucedendo a Mário Centeno na liderança do grupo informal dos titulares das finanças da zona euro. Numa disputa com a espanhola Nadia Calviño e o luxemburguês Pierre Gramegna, o irlandês levou a melhor para o mandato de dois anos e meio, face à homóloga espanhola, também apontada como uma das favoritas há vários meses.

“O Eurogrupo elegeu hoje Paschal Donohoe, ministro das Finanças e da Despesa Pública & Reformas da Irlanda, como presidente do Eurogrupo, de acordo com o protocolo 14 dos tratados da União Europeia”, anunciou o grupo em comunicado, após a reunião que arrancou às 14 horas de Lisboa.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.