[weglot_switcher]

António Costa critica “dúvidas existenciais” do PSD nos investimentos públicos

Secretário geral do PS ataca Rui Rio por não cumprir acordo alcançado quanto ao novo aeroporto no Montijo.
9 Setembro 2019, 16h11

O secretário geral do PS criticou esta segunda-feira o PSD pelo que classificou de “dúvidas existenciais” quanto aos investimentos públicos em infraestruturas, como o novo aeroporto de Lisboa ou uma ligação ferroviária de alta velocidade.

Num almoço-debate em Lisboa promovido pela Confederação do Turismo de Portugal, António Costa defendeu a necessidade de consensos alargados no que diz respeito a estas matérias e congratulou-se por haver um programa de investimentos públicos aprovado na Assembleia da República por três-quartos dos deputados.

“Vejo com muita apreensão que o principal partido da oposição, que votou favoravelmente esse programa, tenha agora dúvidas existenciais quanto à ligação de alta velocidade e ao novo aeroporto do Montijo”, frisou.

A crítica de António Costa surge depois de o PSD ter inscrito no programa eleitoral uma ligação ferroviária de alta velocidade, que não tinha sido proposto nas negociações desse programa de investimentos. Isto quando o primeiro ministro tinha afirmado, no início do Verão, que o TGV era ainda um tema “tóxico” no país e que não havia ainda condições para avançar com um projeto dessa natureza.

Quanto ao aeroporto, o programa eleitoral da equipa de Rui Rio refere que o PSD pode reanalisar a viabilidade de construir um aeroporto em Alcochete, quando o governo já tomou a opção de avançar com um aeroporto complementar no Montijo.

António Costa criticou esta proposta do PSD: “Este é o momento de tomar decisões e de agir. Debater novamente se esta solução é melhor seria uma ameaça ao desenvolvimento do país”, afirmou.

O secretário geral do PS garantiu que “hoje já não há plano B” quanto ao aeroporto no Montijo. “Qualquer dia o novo aeroporto de Lisboa será um case study de como não fazer decisões de investimento”, já que “durante décadas” se discutiram soluções e decisões que posteriormente eram postas em causa.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.