[weglot_switcher]

António Costa garante que aeroporto do Montijo vai avançar. “Há obrigações contratuais”

“Este é um investimento exclusivamente privado que será realizado pela ANA e os contactos que tenho tido com a ANA, não obstante o gigantesco prejuízo diário que a ANA está a ter, é manter o calendario de investimento como previsto”, afirmou o primeiro-ministro.
  • Omer Messinger/EPA
14 Abril 2020, 11h14

O primeiro-ministro garantiu hoje que o novo aeroporto do Montijo vai avançar, apesar da crise económica que se instalou devido à pandemia da Covid-19.

“Este é um investimento exclusivamente privado que será realizado pela ANA e os contactos que tenho tido com a ANA, não obstante o gigantesco prejuízo diário que a ANA está a ter, é manter o calendário de investimento como previsto”, avançou o primeiro-ministro em entrevista à rádio Observador esta terça-feira.

António Costa reconheceu que haverá “seguramente uma quebra no turismo nos próximos anos, mas essa quebra não é uma quebra que comprometa aquilo que são os cenários de desenvolvimento de infraestruturas essenciais como o novo aeroporto internacional”, começou por dizer António Costa em entrevista à rádio Observador esta terça-feira.

“Este novo aeroporto será sempre necessário. Como vimos no passado, o crescimento ultrapassou muito as previsões. Este não e um momento de desinvestir, é mesmo um momento de investir. Há, alias, obrigações contratuais nesse sentido e têm que ser criadas as condições institucionais para que este investimento seja possível de realizar”, defendeu o primeiro-ministro.

António Costa apontou que a  “quebra, que é previsível que se mantenha durante algum tempo na aviação, vai ser absorvida pela expansão do aeroporto da Portela e pela diminuição do caos que já vivíamos em muitos dias na Portela”.

Este “caos” que se registava anteriormente em períodos de maior afluência no aeroporto Humberto Delgado não dispensa uma “maior necessidade de termos uma maior capacidade aeroportuária. Ganhámos tempo relativamente ao atraso que tínhamos no desenvolvimento dessa capacidade”.

O chefe do Executivo também destacou que o Governo tem mantido os diálogos com as câmaras municipais “nomeadamente com a câmara da Moita, tendo em vista a garantia absoluta que os problemas de impacte ambiental serão devidamente mitigados”.

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.