A Sociedade Francisco Manuel dos Santos, com sede na Holanda, maior acionista do grupo Jerónimo Martins, propôs seis novos nomes para integrar o Conselho de Administração da retalhista no triénio 2025-2027, incluindo António Domingues, que foi vice-presidente do BPI, depois, presidente da Caixa Geral de Depósitos.
António Domingues, que é administrador não executivo do italiano UniCredit, será um dos vogais da comissão de auditoria, que será liderada por Elizabeth Ann Bastoni.
A proposta que vai ser levada à Assembleia Geral de 24 de abril mantém Pedro Soares dos Santos como CEO, cargo que ocupa desde 2013.
Entre os 11 administradores propostos, seis são novidade. Além do banqueiro, o embaixador João Vale de Almeida, que foi chefe de gabinete de José Manuel Durão Barroso na Comissão Europeia e embaixador da UE nos Estados Unidos e nas Nações Unidas está também proposto para administrador. O advogado Francisco Sá Carneiro e Sérgio Tavares de Almeida também são administradores.
Outras caras novas são a polaca Agnieszka Slomka-Golebiowska, Fabio Villegas, da Colômbia, e Nigyar Makhmudova.
De saída do Conselho de Administração estão António Viana-Baptista, Francisco Seixas da Costa, Andrzej Szlezak, Artur Stefan Kirsten, Clara Christina Streit e Natalia Anna Olynec.
A Jerónimo Martins é detida pela família Soares dos Santos através da Sociedade Francisco Manuel dos Santos, que detém 56,14% do capital. O restante capital está disperso em bolsa.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com