António Guterres defende reforma das Nações Unidas e multilateralismo

O secretário-geral da ONU nota atualmente uma desconfiança do público para com o sistema político e organizações multilaterais como a ONU.

O secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), António Guterres, defendeu a reforma da organização à qual preside, segundo a ONU News. Durante um evento organizado pela organização, em Londres, o diplomata português defendeu que, para resgatar o multilateralismo, é preciso haver um forte compromisso com a reforma de organizações internacionais.

No discurso para uma plateia de cerca de duas mil pessoas, nas quais se inclui académicos e representantes de ONGs, o chefe da ONU afirmou que o mundo enfrenta atualmente três desafios principais: 1. a mudança na natureza dos conflitos; 2. a fragilidade dos ambientes político, económico e ecológico em muitas partes do mundo; e 3. a desconfiança e raiva entre os que foram esquecidos pela globalização.

De acordo com António Guterres, nota-se atualmente uma desconfiança do público para com o sistema político e organizações multilaterais como a ONU. Ele citou que “muitas pessoas duvidam que o multilateralismo é a solução para os problemas atuais”, achando que a melhor forma é permitir que cada país aja sozinho. No discurso, o antigo primeiro-ministro abordou ainda tópicos como mudança climática e direitos humanos.

Esta quinta-feira (11), também na capital britânica, o chefe da ONU participa da Conferência de Londres sobre a Somália, para apoiar as metas nacionais até 2020. O representante especial do secretário-geral no país africano, Michael Keating, revelou à ONU News que está confiante num compromisso internacional para apoiar o que chamou de “agenda ambiciosa do que as novas autoridades desejam alcançar” na Somália.

Recomendadas

Montalegre faz sessões de esclarecimento de combate à vespa velutina

A Câmara de Montalegre, através do Gabinete Técnico Florestal (GTF), promove três sessões de esclarecimento que visam combater a denominada Vespa Velutina, mais conhecida por “vespa asiática”. As sessões estão abertas a toda a comunidade. As acções, coordenadas pelo técnico José Luís Tavares, decorrem em Fafião (26 de Agosto, no Ecomuseu de Barroso – Vezeira […]

Vieira da Silva aguarda com tranquilidade pedidos de fiscalização da lei laboral

O ministro do Trabalho e da Segurança Social afirmou esta quarta-feira que vai aguardar com tranquilidade os eventuais pedidos de fiscalização da constitucionalidade das alterações à lei laboral, nomeadamente do alargamento do período experimental de 90 para 180 dias. O diploma que altera o Código do Trabalho foi promulgado na segunda-feira pelo Presidente da República […]

Ministério da Agricultura lança plano de recuperação florestal para Mação, Sertã e Vila de Rei

O Governo criou já o Grupo de Trabalho que vai elaborar o Plano Integrado de Transformação Territorial para os concelhos de Mação, Sertã e Vila de Rei, recentemente afectadas por grandes incêndios. O objectivo deste plano é recuperar a área ardida e activar a gestão agroflorestal. Trata-se de uma iniciativa conjunta dos Gabinetes dos Ministros […]
Comentários