[weglot_switcher]

António Murta: “dialogar com os objetos vai ser normal”

Apesar de se afirmar um otimista que adora tecnologia, o ‘managing partner’ da Pathena tem preocupações sobre as mudanças tecnológicas.
  • Cristina Bernardo
15 Novembro 2017, 12h01

António Murta, managing partner da Pathena, antecipa a chegada da quarta revolução industrial, que poderá revolucionar setores como o da saúde global, no painel “Do Otimismo Tecnológico – com reservas”, durante a Conferência “O Triunfo dos Otimistas”, organizada pelo Jornal Económico e pela Casa de Investimentos, esta quarta-feira, em Lisboa.

“Nos próximos anos vamos ver uma interseção entre digital e o biológico como nunca vimos”, disse Murta. “Progredimos incrivelmente na esperança média de vida, mas também é certo que estamos ela primeira vez num paradigma de subida dos custos com saúde”.

Segundo o managing partner da Pathena, 95% dos custos com saúde dizem respeito a medicina reativa, dos quais 75% estão relacionados com doenças crónicas. “Precisamos de novos paradigmas de medicina remota para acompanhar pessoas com doenças crónicas”, defendeu, dando o exemplo de pessoas com diabetes.

Apesar de se afirmar um otimista que adora tecnologia, tem preocupações sobre as mudanças tecnológicas. Uma das questões que levanta prende-se com a diferença entre a criação de riqueza e a produtividade, sublinhando que desde 2015 que o crescimento do produto interno bruto não tem acompanhado o aumento da produtividade global.

“Este é um mundo ultra-competitivo onde cabem um ou dois. Vamos ter de regular e redefinir o termo de anti-trust law porque o mundo precisa de equilíbrio”, acrescentou. “Machine learning nas mãos erradas é tão perigoso como uma bomba de neutrões”.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.