PremiumAntónio Varela arrisca chumbo do BdP para ‘chairman’ do Crédito Agrícola

O Banco de Portugal questionou o Crédito Agrícola sobre a proposta para Chairman.Em causa está o facto de António Varela ser acionista da Netinvoice que tem o concorrente Banco CTT como parceiro.

O Banco de Portugal enviou à Caixa de Crédito Agrícola “questões duras” sobre a proposta de António Varela para presidente do Conselho Geral e de Supervisão (Chairman) do banco cuja liderança executiva está a cargo de Licínio Pina, sabe o Jornal Económico.

O supervisor pediu também que o Crédito Agrícola, ao abrigo do Artigo 30.º-A do Regime Geral das Instituições de Crédito e Sociedades Financeiras, verifique se António Varela reúne condições para ser Chairman da instituição financeira. Claramente o Banco de Portugal vê obstáculos ao seu registo, apesar de ainda aguardar a resposta aos pedidos de esclarecimento enviados à instituição de crédito. Questionado o Banco de Portugal não comentou.

Conteúdo reservado a assinantes. Para ler a versão completa, aceda aqui ao JE Leitor

Recomendadas

Lucros do Bankinter afundam 50% para 220 milhões

Bankinter justifica recuo nos lucros com a realização de provisões devido à pandemia. Já o Bankinter Portugal viu os resultados antes de impostos recuarem 36% para 33 milhões de euros.

Conselho Geral do Novo Banco aprova hoje redução da administração executiva e continuidade de Ramalho

É hoje que é decidida a renovação do mandato para António Ramalho que se mantém presidente executivo do Novo Banco no próximo mandato de 2021-2024. O Conselho Geral de Supervisão vai reduzir o Conselho de Administração Executivo para seis membros e aprovar o novo plano de negócios.

Tribunal da Concorrência declara prescrição de coimas do BdP a ex-administrador do Montepio

Tribunal da Concorrência declarou a prescrição das contraordenações imputadas pelo supervisor ao ex-administrador do Montepio Rui Amaral, num processo que já teve sentença anulada pelo Tribunal da Relação e que tem novo início agendado para a semana.
Comentários