A exigência do investidor ou comprador imobiliário é cada vez maior e mais evidente. Já não basta encontrar um local aprazível, integrado num espaço perfeitamente inserido na malha urbana ou no meio rural. No caso de Portugal, a legislação, que nos últimos tempos tem ameaçado tornar-se mais errática e, como consequência, criar mais dúvidas naqueles que pretendem compar no nosso país, pode ter influência na compra de imóveis, mas não é o único aspeto a considerar. Mesmo o sol, a praia, a comida, a segurança, naturalmente importantes, são aspetos comparáveis com outras regiões do globo, igualmente fortes numa ou em várias destas caraterísticas.

Por isso, os serviços de concierge são cada vez mais valorizados por quem pretende adquirir ou fazer um investimento de elevada monta. A mudança de casa, de cidade, em muitos casos de país, implicam um esforço logístico que nem todos têm disponibilidade para superar. A necessidade de encontrar uma escola adequada para os filhos, preparar todos os contratos de acesso aos serviços que permitam regular o funcionamento do dia a dia na nova casa, o auxílio em todos os momentos da integração numa nova vida, tudo isso é muito importante e faz parte do trabalho de quem medeia a compra ou aluguer de um novo imóvel.

Em Portugal, esta tendência está ainda a dar os primeiros passos. O acompanhamento de excelência e o objetivo de criar uma relação mais duradoura e de maior confiança com os clientes é uma vantagem competitiva que exige uma atenção e cuidado nos pormenores, e que nem têm sensibilidade ou, inclusivamente, consideram estratégico.

No entanto, a nível internacional é algo que muito poucos descuram, sabedores das idiossincrasias de quem investe muitos milhões em imóveis. Um pouco por todo o mundo verifica-se a assunção da importância destes serviços. Os EUA foram pioneiros, com a perceção que os compradores de imóveis na Florida, em Nova Iorque, ou até nas zonas mais luxuosas e costeiras da Califórnia, necessitavam de muito mais que a simples apresentação e venda dos imóveis. Tinham que ser integrados, apoiados em todos os passos posteriores aos processos burocráticos de aquisição da casa.

Atualmente, verifica-se uma grande atenção a este nível no Médio Oriente, em especial nos luxuosos Dubai, Abu Dhabi e Qatar. O cliente é cada vez mais exigente, e a concorrência é cada vez mais forte e preparada, ao apresentar um conjunto de ofertas personalizadas e capazes de prender a atenção. Tudo é pensado ao pormenor, desde o agendamento de reuniões de trabalho em hotéis, à marcação atempada de uma mesa nos restaurantes mais requintados e procurados.

Mais próximos da realidade nacional, é curioso verificar-se a existência de inúmeras empresas brasileiras especificamente criadas para o efeito. Por trabalhar no meio, conheço e contacto com inúmeros casos de consultoras imobiliárias que têm este serviço, ou, inclusivamente, empresas criadas única e exclusivamente para esta tarefa. Para os leigos, basta uma pesquisa online para darem conta do crescente número de serviços de concierge que estão ao dispor dos clientes. E verifica-se que esta não é uma tendência assim tão recente, remetendo-nos o boom ao início desta década.

Ainda no caso do Brasil, durante anos assistiu-se a especial ênfase na prestação deste serviço junto dos cidadãos brasileiros que investem nos EUA, especialmente em Miami. A seleção das creches para os filhos, as marcações de restaurantes, a contratação dos serviços de jardinagem ou babysitting, a decoração dos espaços interiores do novo imóvel, todas estas funções ficavam a cargo destes serviços de concierge.

Estando nós a receber um crescente número de investidores brasileiros, que fogem à insegurança e à confusão política e fiscal do seu país, e que já não encontram na Florida algo a que possam chamar lar, é, pois, com estas exigências e realidade que nos deparamos. O mesmo é sentido junto de investidores asiáticos, habituados a um tratamento privilegiado, que leva em consideração todas as suas preocupações e que lhes apresenta resposta aos aspetos que mais prezam.

O mercado português tem que trabalhar mais e melhor, tem que apresentar outras ofertas e compreender que não basta viver à sombra de uma realidade que nos é favorável. Os tempos mudam. Aumenta a concorrência em matérias que ainda não estão especialmente difundidas no nosso país. Se acharmos que as qualidades endémicas de Portugal chegam para atrair grandes investidores internacionais, ou mesmo repatriados que procuram um novo lar, para os seus negócios ou para viver tranquilamente com a família, podemos estar a colocar em causa um setor que representa cada vez mais para a economia portuguesa.

Os serviços de concierge são um dos pontos que devemos desenvolver. Quem investe em Portugal (e, em alguns casos, quem investe milhões em Portugal) tem que se sentir bem-vindo e acompanhado, apoiado numa terra que não conhece e que, na maioria dos casos, nem a língua fala. Afinal, não seria isso que todos nós desejaríamos caso vivêssemos fora do nosso país?