A Microsoft disse esta sexta-feira que prevê que a falha informática causada pela Crowdstrike, um dos fornecedores da sua tecnologia, esteja quase a ser resolvida.
“Estamos conscientes de um problema que afeta os dispositivos Windows devido a uma atualização de uma plataforma de software de terceiros. Prevemos que uma resolução esteja próxima”, referiu fonte oficial da Microsoft, num esclarecimento enviado aos meios de comunicação social.
A madrugada de hoje foi marcada por uma falha informática global que tem estado a causar constrangimentos nas últimas horas nos trabalhos desenvolvidos por empresas de diversos sectores e na rotina dos viajantes que enfrentam atrasos nos aeroportos.
A escalada das interrupções técnicas começou ainda durante a noite, antes de a Microsoft anunciar que houve um “problema”, mas em Portugal e na Europa está a fazer-se sentir ao longo da manhã. Em causa está uma falha do fornecedor Crowdstrike, que causou este “apagão” em todo o mundo.
O website DownDectector, que acompanha as interrupções de Internet reportadas pelos utilizadores, registou interrupções nos serviços da Visa e da Amazon, bem como os de companhias aéreas como a American Airlines e a Delta, de acordo com a agência noticiosa Associated Press. À medida que as horas passam, os sistemas das organizações têm registado melhorias.
Há cerca de dez horas, a Microsoft emitiu um comunicado a informar que estava a investigar os problemas técnicos verificados: “Estamos a investigar um problema que afeta a capacidade de os utilizadores acederem a várias aplicações e serviços do Microsoft 365. Mais informações publicadas no centro de administração”.
A informação foi transmitida através da rede social X – antigo Twitter – onde a empresa com sede em Redmond acabou por ir atualizando os cidadãos e empresas sobre o incidente, como o último publicado por volta das 9h (hora de Lisboa): “Vários serviços continuam a registar melhorias na disponibilidade à medida que as nossas ações de mitigação progridem. Mais detalhes podem ser encontrados no centro de administração”.
Inicialmente, foi reportado que esse erro teria que ver com o programa Azure, mas o Jornal Económico sabe que se essa falha não está associada ao “apagão” dos serviços globais. Já estará solucionado. “Estamos conscientes do problema que afeta um subconjunto de clientes. Reconhecemos o impacto que isto pode ter nos clientes e estamos a trabalhar para restaurar os serviços daqueles que ainda enfrentam interrupções o mais rapidamente possível”, garantiu a tecnológica norte-americana.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com