[weglot_switcher]

Apagão teve origem em Badajoz, Granada e Sevilha

Governo espanhol revelou hoje a origem geográfica do apagão nas comunidades autónomas da Andaluzia e da Extremadura. Rede elétrica espanhola avisou em 2023 para os riscos de apagão
Sara Aagesen
Sara Aagesen
14 Maio 2025, 10h43

O governo espanhol disse hoje que o apagão ibérico de 28 de abril teve origem em Badajoz, Granada e Sevilha. A revelação foi feita pela ministra da Transição Ecológica no Parlamento espanhol.

“Não foi um problema de cobertura, não foi um problema de reserva, não foi um problema de tamanho das redes”, afirmou Sara Aagesen, citada pela “Europa Press”.

A Red Eléctrica espanhola (REE) avisou em 2023 para os riscos de apagão pela sobretensão no sistema elétrico.
O aviso feito dois anos antes do fatídico apagão de 28 de abril alertava que as “elevadas tensões na rede poderiam provocar” o desligamento automático de centrais da rede perante o excesso de tensão na rede, conforme aconteceu no final de abril quando 15  gigawatts desligaram-se da rede (60% do consumo).
Os níveis de tensão registados na altura “estavam próximo ou eram superiores aos valores admissíveis”, segundo o documento, noticia hoje o “El País”.
Na sequência dos avisos foi criado um grupo de trabalho, que continua  o seu trabalho, ainda sem conclusões.
O documento, que também conta com a assinatura do regulador espanhol CNMC, também foi alertado que o risco poderia “aumentar” se não fossem tomadas “medidas urgentes de correção”.
Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.