O Governo adiou a atribuição dos apoios para a compra de veículos 100% elétricos para o orçamento de 2025, depois de admitir a possibilidade de entrarem em vigor este ano. Os incentivos são atribuídos através do Fundo Ambiental, que este ano conta com uma verba total de 1,82 mil milhões de euros.
Apesar dos incentivos terem sido anunciados o ano passado pelo antigo Governo, liderado por António Costa, este Executivo não deixou uma verba contemplada no orçamento do Fundo Ambiental.
Em maio deste ano o Fundo Ambiental revelou que este incentivo não se encontrava previsto no orçamento do Fundo Ambiental deste ano, mesmo contando com uma rubrica destinada a ‘outros projetos e avisos’, no valor de 64,3 milhões de euros, o que corresponde a 3,5% do total das verbas.
A nota publicada no site do Fundo já referia alterações na atribuição dos apoios para a aquisição de ligeiros de passageiros, bicicletas elétricas, motociclos e carregadores para veículos elétricos durante este ano.
Em 2023 o incentivo contou com uma dotação de 10 milhões de euros, sendo que 5,4 milhões foram para subsidiar quem adquirisse um veículo elétrico com quatro mil euros. As bicicletas elétricas contaram com uma dotação de dois milhões de euros, que foram repartidos por 4550 incentivos.
O incentivo para a aquisição de veículos de emissões nulas é um compromisso do Fundo Ambiental desde 2017.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com