A APP foi criada em 2007, resultado da fusão dos Departamentos de Produção das Agências de Publicidade do WPP Group, nomeadamente a Ogilvy, a Y&R, a JWT e a Grey. O objetivo foi o de procurar sinergias e eficiências entre as várias agências, oferecendo ao cliente um serviço especializado e focado na gestão das várias componentes da execução das campanhas e marketing e de comunicação.
Atualmente empregando 22 colaboradores diretamente, e no ano em que completa 10 anos de existência, a APP ultrapassou os oito milhões de euros em 2016, o que se traduz num crescimento de 25% em relação a 2015, relata ao Jornal Económico Victor Gandarela Vasques, CEO da APP.
Para o gestor, esta evolução assenta, por um lado, na perceção dos clientes de que “o nosso trabalho lhes permite eficiências reais, não só em termos financeiros, mas também na poupança significativa em termos de tempo e energia das equipas de marketing”. Por outro, no facto de os fornecedores terem visto a APP como um “porto seguro” ao nível do ritmo e frequência das encomendas, mas também, “e sobretudo, das condições de pagamento”.
Futuro de crescimento
Assim, o CEO da APP perspetiva um 2018 de crescimento, tanto em volume de negócios como em valor entregue ao cliente. “O cliente já percebeu que é mais importante estar focado na relação com a sua agência criativa e deixar a execução para as nossas equipas”, refere Vasques, acrescentando: “Deste processo de integração das nossas competências na implementação das campanhas (…) chegámos à conclusão que na APP somos uma espécie de ‘engenheiros da criatividade’”.
Apesar de pertencer a um grupo internacional, a APP não marca presença forma de portas, precisamente porque “o facto de estarmos numa multinacional impede-nos de sermos proativos em temas estratégicos como esses”. Ainda assim, a empresa já teve situações pontuais em que realizou trabalhos para clientes estrangeiros, sem relevância estatística para a empresa achar que a internacionalização é um caminho com futuro. “Ainda temos um longo caminho para percorrer em Portugal e muitas oportunidades por desbravar”, afirma o CEO.
Exemplo disso é o projeto atualmente em desenvolvimento na área da Produção Audiovisual, que pretende trazer para Portugal produções de clientes internacionais. Como afirma Vasques, “queremos tirar partido das excelentes condições que temos globalmente em Portugal e trazermos para cá produções que atualmente são feitas noutros países”.
Ao mesmo tempo, a APP prepara-se para outros voos, nomeadamente através do crescimento em termos de competências, para evoluir para a gestão de projetos maiores e mais complexos. Vasques dá como exemplo um festival. “O objetivo não é organizar o festival em si, mas o de fazermos a gestão chave-na-mão de um projeto com dimensão. É algo para o qual nos estamos a preparar e que parte dessa preparação dependerá, também, das oportunidades que surgirem no mercado”.
A importância do mercado digital
Com uma carteira de clientes onde cabem nomes como Galp, LIDL, Mcdonald’s, Nespresso e NOS, entre outros, a APP acredita que o digital e a desmaterialização estão em franco crescimento e que “as empresas estão cada vez mais a adoptarem as novas tecnologias para interagirem com os consumidores”, algo que Vasques acredita ser natural, uma vez que “a nossa vida gira, hoje, em torno de um smartphone”. Essa é uma componente que também tem ganho bastante relevância no trabalho da empresa, cabendo-lhe a responsabilidade de executar as campanhas criadas pelas agências.
Apesar dessa consciencialização, Vasques sublinha que na APP “não estamos ‘agarrados’ a nenhum preconceito”, o que quer dizer que estão preparados para executar todo o tipo de trabalhos, “desde o simples folheto que ainda é necessário distribuir nos hipermercados, até ao desenvolvimento de aplicações de gestão de campanhas de marketing online”. E conclui: “A APPtambém está a participar e ativamente no esforço coletivo de Transformação Digital a que estamos a assistir na sociedade e na economia nacional.”
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com