[weglot_switcher]

Apple disponibiliza iOS 18. O que faz e quem pode atualizar?

Os utilizadores do universo da Apple já vão poder fazer algumas alterações disponíveis nos Android há alguns anos. Atualização era esperada pelo mercado, ainda antes do lançamento do iPhone 16.
Apple
Créditos: D.R.
17 Setembro 2024, 18h20

A apresentação do novo iPhone não aqueceu nem arrefeceu os consumidores, mas há algo pela qual os utilizadores da Apple ansiavam: o lançamento do iOS 18. A atualização do software para alguns modelos de iPhone estava a demorar o seu tempo, sendo que várias fontes foram dando pormenores sobre o que ia sair.

A atualização do sistema operativo ficou disponível ao fim da tarde de segunda-feira em Lisboa, mas a Apple já tinha divulgado as novidades, dando a conhecer uma pequena antevisão do que esperar.

O que mais entusiasmou os fiéis utilizadores da Apple foi a possibilidade de personalização da interface do iPhone, nomeadamente o facto de se conseguir mover os widgets para espaços pretendidos, algo que acontece há anos nos smartphones Android.

São perto de 250 alterações introduzidas no iOS 18, tanto em ferramentas quanto em funcionalidades. Muitas delas, avançou a própria empresa da maçã, têm Inteligência Artificial na sua base. No entanto, a Apple Intelligence só deverá chegar no fim de outubro, até ao lançamento da atualização 18.1.

Além da possibilidade de movimentar aplicações e widgets para qualquer posição no ecrã principal, os utilizadores vão poder escolher esquemas de cores, seja para o fundo ou para os ícones das aplicações. Quem fizer a atualização vai ainda conseguir escolher o tamanho dos ícones e remover o nome destes.

A central de controlo também sofreu algumas alterações, tendo sido redesenhada para incluir controlos práticos, além de possibilitar a criação de novos grupos.

O iOS 18 vem ainda mexer com a galeria das fotografias. A aplicação vai agora apresentar uma disposição mais simplificada, que coloca tudo em vista única, sendo que os utilizadores vão poder organizar a biblioteca fotográfica por tópicos, colagem, memória ou mapa (algumas destas já são possíveis). Há ainda a personalização, que permite reordenar, adicionar ou remover linhas das coleções.

Por sua vez, a aplicação das mensagens vai ter novas animações e efeitos para os textos. São ainda esperadas melhoras na aplicação do Mail, Safari, Calendário e o Telefone (chamadas e lista telefónica) vai ter novas funções, inclusivamente a possibilidade de gravar chamadas.

Vão existir ainda novas configurações no que toca à privacidade e à segurança, especialmente no que respeita a identificação de chamadas, com a Apple a utilizar uma nova técnica de encriptação de dados.

Quais os modelos compatíveis com o iOS 18 e como atualizar?

A própria Apple divulgou uma lista com os smartphones da maçã que vão receber a atualização. Aqui, quem tiver um iPhone anterior a 2018 vai ficar sem conseguir fazer a atualização.

No fundo, o smartphone vai ‘velho’ a suportar a atualização do iOS 18 é o iPhone XR, lançado em setembro de 2018. Posteriormente, os iPhones XS, XS Max e os SE a partir da segunda geração aguentam a atualização do sistema operativo.

A partir daí, do iPhone 11, 12, 13, 14, 15 e 16 (nas quais se incluem as versões regulares, mini, Pro e Pro Max) suportam a atualização da Apple.

E como o fazer? É relativamente fácil. Só tem de ir às Definições – Geral – Atualização de Software

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.