A Apple vai aumentar os seus investimentos nos Estados Unidos (EUA) em 20% durante os próximos cinco anos, alocando 430 mil milhões de dólares (356,2 mil milhões de euros) para desenvolver o silício de próxima geração e estimular a inovação 5G em nove estados norte-americanos, após superar as suas expectativas de crescimento durante a pandemia, avança “Bloomberg”.
A fabricante do iPhone vai criar 20 mil novos postos de trabalho nos EUA e financiar um novo campus na Carolina do Norte, disse a empresa através de um comunicado divulgado esta segunda-feira.
Nos últimos três anos, os investimentos da Apple ultrapassaram a sua meta inicial de cinco anos de 350 mil milhões de dólares (289,9 mil milhões de euros) em investimentos fixada em 2018, disse a empresa. O aumento do investimento acompanha a valorização das suas ações que dispararam 200% desde que o seu último plano de investimento foi anunciado em janeiro de 2018, com a avaliação da empresa a subir para os 2 biliões de dólares (1,6 biliões de euros).
Sediada em Cupertino, na Califórnia, a Apple afirma que é a maior contribuinte dos EUA, tendo desembolsado 45 mil milhões de dólares (37,2 mil milhões de euros) em impostos de rendimentos corporativos nos últimos cinco anos.
Os planos da Apple surgem no momento em que os gigantes da tecnologia, incluindo a própria Apple e a rival Microsoft divulgaram mais de 100 mil milhões de dólares (82,7 mil milhões de euros) em lucros fora dos EUA nos seus últimos anos fiscais, tornando-os alvos principais das propostas do presidente Joe Biden para aumentar os impostos sobre os lucros escondidos no exterior.
“Neste momento de recuperação e reconstrução, a Apple está a dobrar o compromisso com a inovação e produção nos EUA com um investimento geracional alcançando comunidades em todos os 50 estados”, disse o presidente executivo Tim Cook.
O plano de investimento da Apple incluirá gastos diretos com fornecedores baseados nos EUA, investimentos em centros de dados, despesas de capital nos EUA e outros projetos, incluindo dezenas de produções ‘Apple TV+’ em 20 estados. A Apple planeia investir mais de mil milhões de dólares (827 milhões de euros) na Carolina do Norte para construir um novo campus e centro de engenharia na área do Triângulo de Pesquisa. O investimento criará pelo menos três mil novos postos de trabalho em inteligência artificial, engenharia de software e outros campos avançados.
A Apple está a caminho de cumprir a sua meta de 2018 de criar 20 mil novos postos de trabalho nos EUA até 2023, disse a empresa. O novo compromisso com a criação de empregos incluirá o crescimento da sua equipa de San Diego para mais de cinco mil funcionários até 2026, um aumento de 500% em relação à meta de 2018. A Apple também está a aumentar a sua equipa de engenharia em Boulder, Colorado, para 700 pessoas e adicionando centenas de empregos em Massachusetts, Washington, Iowa e Colorado.
À medida que cresce, a Apple afirma que está comprometida em fazê-lo de forma ambientalmente sustentável. Quase 60 das instalações da Apple nos EUA são certificadas pela LEED, disse a empresa. A Apple disse que é neutra em carbono para todas as suas operações nos EUA e em todo o mundo, e no ano passado comprometeu-se a ser 100% neutra em carbono para toda a sua cadeia de fornecimento e produtos até 2030.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com