[weglot_switcher]

Apritel diz que setor das telecomunicações investiu mais de cinco mil milhões de euros nos últimos cinco anos

Entre 2014 e 2018 “o nível de investimento tem se mantido estável de forma consistente”, na fasquia dos mil milhões de euros anuais, “apresentando os rácios de investimento sobre receitas mais elevados a nível europeu”, indica documento da Apritel.
  • Secretário-geral da Apritel, Pedro Mota Soares
18 Fevereiro 2020, 11h14

As empresas de telecomunicações investiram mais de cinco mil milhões de euros em Portugal, nos últimos cinco anos, fez saber a Associação de Operadores de Telecomunicações (Apritel) esta terça-feira, 18 de fevereiro. Num documento intitulado de “Retrato rigoroso do setor das comunicações eletrónicas”, o organismo liderado por Pedro Mota Soares indicou que o setor representa 17.265 empregos diretos e é responsável por 2,3% do produto interno bruto (PIB) português.

Entre 2014 e 2018 “o nível de investimento tem se mantido estável de forma consistente”, na fasquia dos mil milhões de euros anuais, “apresentando os rácios de investimento sobre receitas mais elevados a nível europeu”, lê-se no documento. Durante este período, apesar de as receitas terem caído 20%, “o setor tem apresentado uma performance de excelência”.

A Apritel aponta que aumentou a quantidade de serviços prestados, com um crescimento de 22% desde 2009, e que aumentou o consumo de dados tanto em redes fixas como em redes móveis. Por isso, “Portugal tem uma posição ímpar em cobertura de redes de nova geração e redes móveis, ambas acima da média europeia”.

“O setor das comunicações português tem sido, desde sempre, reconhecido como estando na vanguarda da inovação tecnológica e do empreendedorismo, fruto dos elevados níveis de investimento, e da disponibilização aos seus clientes de serviços de elevada qualidade a preços competitivos”, escreveu o organismo chefiado por Mota Soares.

Por isso, a Apritel apresenta o setor das comunicações eletrónicas como parte importante para a “evolução” de áreas como saúde, educação, cultura e coesão territoria, sendo “a chave para o desenvolvimento económico de futuro entregando, com o seu investimento, valor efetivo ao país”.

https://jornaleconomico.pt/noticias/cadete-de-matos-o-lobby-das-telecomunicacoes-e-muito-poderoso-em-portugal-548336

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.