[weglot_switcher]

Área da Grande Lisboa tem 13 bairros de lata. Mais de 1.800 famílias vivem em barracas

Segundo o jornal “Expresso”, os concelhos do Seixal, Almada, Loures e Amadora são onde estão os piores casos.
2 Fevereiro 2019, 18h29

A Área da Grande Lisboa ainda tem 13 bairros de lata, sendo que mais de 1.800 famílias encontram-se a viver em barracas. De acordo com a edição do jornal “Expresso” deste sábado, é nos concelhos do Seixal, Almada, Loures e Amadora que se concentram os piores casos.

Na zona de Almada os bairros da Terras da Costa e Segundo Torrão encontram-se para realojamento 550 famílias, sendo que a autarquia precisa de quatro mil fogos para terminar os realojamentos, com este concelho a ser de acordo com o semanário, aquele onde vive um maior número de famílias a viver em barracas.

Na Amadora existem ainda 524 famílias para realojar. Desde 1993 já desapareceram 31 bairros. Em Loures, havia até 2017 2.735 fogos a serem realojados, divididos entre barracas, núcleos degradados e casas muito precárias.

No concelho de Odivelas estão ainda por realojar oito núcleos, sendo o bairro do Barruncho, o maior com 91 famílias. No Seixal, os bairros da Jamaica (567 pessoas) e de Santa Marta de Corroios (800 pessoas), são os mais precários, sendo que o ‘fim’ do primeiro será em 2022, enquanto o segundo, não tem ainda data prevista de realojamento.

No ano passado foi divulgado o primeiro levantamento a nível nacional das necessidades de realojamento, que identificou mais de 25 mil famílias a precisar de nova casa, das quais 12 mil a viver em barracas ou construções precárias. Mais de metade concentram-se na Grande Lisboa e 12% na Área Metropolitana do Porto.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.