[weglot_switcher]

Associação ZERO: As empresas mais poluentes em Portugal

Associação ambientalista ZERO revela que as cinco empresas mais poluentes são responsáveis por 27% do total de emissões de gases com efeito de estufa em Portugal.
4 Novembro 2016, 17h10

No dia em que entra em vigor o Acordo de Paris , a associação ambientalista ZERO fez um ranking das empresas e setores com mais emissões, baseando-se nos relatórios oficiais do Comércio Europeu de Licenças de Emissão (CELE).

De acordo com o relatório da  ZERO, EDP, Tejo Energia, Petrogal, Cimpor e TAP são por esta ordem, as empresas portuguesas com mais emissões de gases com efeito de estufa. Estas cinco empresas são responsáveis por 27,1% do total de emissões de gases com efeito de estufa em Portugal.

Ranking elaborado pela ZERO:
1 – EDP, Central Termoelétrica de Sines: 13,5%
2 – Tejo Energia, que gere a Central Termoelétrica do Pego: 5,6%
3 – Petrogal, Refinaria de Sines: 3,9%
4 – Cimpor, Centro de Produção de Alhandra: 2%
5 – TAP: 1,8%

Segundo a ZERO, os números mostram “o enorme peso das duas centrais de produção de energia eléctrica a partir da queima de carvão”, o que, afirma a TSF, “leva os ambientalistas a defenderem o fim destas centrais que deveriam ser substituídas por centrais de ciclo combinado a gás natural mais ‘amigas do ambiente’.”

O presidente da ZERO, citado pela TSF, diz que as centrais de Sines e do Pego não são eficazes na eliminação das emissões de dióxido de carbono, pelo que têm emissões quase três vezes superiores a uma central que use gás natural.

No ranking dos setores com mais emissões, a ZERO revela que o transporte rodoviário é o maior responsável pelos gases de efeito de estufa com 23,5%, seguido pela produção de eletricidade 22,5%.

O Acordo de Paris entrou esta sexta-feira em vigor. Em Portugal, 29 municípios do País preparam-se para dar início a um conjunto de estratégias específicas para travar os piores cenários resultantes da mudança do clima.

O projeto, com o nome ClimAdaPT.Local, liderado pelo especialista Filipe Duarte Santos, integra um conjunto de estratégias diferentes e adaptadas a cada uma das localidades ligadas à iniciativa.

Dos municípios onde estas cinco empresas estão instalados, apenas Lisboa aderiu a esta iniciativa.

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.