Segundo uma análise da XTB em Portugal, apenas 43% da população afirma ser investidor recorrente e, dentro desta população, menos de metade (40%) são mulheres.
Esta é uma das conclusões do mais recente inquérito “Hábitos de Poupança e Investimento dos Portugueses” realizado pela Netsonda.
O estudo indica que, dentro do universo de mulheres que investe de forma recorrente, 80% apenas investe até 5.000 euros por ano. Uma percentagem maior do que a verificada quando analisada a mesma métrica no universo de homens que investe recorrentemente.
Este estudo aponta ainda que as principais barreiras ao investimento por parte de mulheres são a falta de capital (34%), o receio de perda financeira (33%) e a falta de conhecimentos financeiros (26%).
Ainda assim, e apesar destes dados, o número de mulheres que usam a plataforma da XTB para gerir as suas carteiras de investimento em Portugal aumentou ao longo dos últimos três anos, passando de 6,9% do total de utilizadores da plataforma em 2021 para 12,3% em 2023, o que representa um aumento superior a 78% em três anos, revela a corretora.
Esses dados, provenientes de análises internas da XTB, também destacam que, no ano passado, 13,8% dos novos investidores foram mulheres, refletindo um aumento de 3,1% ao longo do período analisado.
A XTB detalha que, ao nível das ações mais negociadas por mulheres no ano passado, existe uma preferência significativa pelas empresas cotadas portuguesas. No top 3 destacam-se as ações do Banco Comercial Português (BCP), seguidas pela EDP Renováveis e pela EDP Energias de Portugal.
“Já no que toca aos CFDs e ETFs mais transacionados por mulheres, observamos uma preferência por ativos globais e setores tecnológicos. O Nasdaq (US100), o EURUSD no mercado cambial (Forex) e investimentos em petróleo, representados pelo OILWTI, lideram as escolhas em CFDs”, avança a corretora.
“Quanto aos ETFs, o iShares Core S&P 500 UCITS ETF, iShares S&P 500 Information Technology Sector UCITS e iShares Core MSCI World UCITS ETF são os favoritos”, acrescenta a XTB.
Mulheres investem menos mas poupam mais
Já no domínio da poupança, 47% dos portugueses que poupam são mulheres, um valor superior ao percentual de mulheres que atualmente investem.
Há uma maior percentagem de mulheres (51,4%) dentro do universo de inquiridos a poupar até 100 euros por mês, enquanto há um maior número de homens (54,9%) que consegue poupar entre os 100 e os 500 euros.
Uma em cada três mulheres considera que tem um baixo nível de literacia financeira, em contraste com os homens, em que um em cada quatro considera ter um nível de literacia financeira baixo.
Já 58% das mulheres considera ter um nível de literacia financeira médio, número inferior ao dos homens, em que 64% fazem a mesma avaliação.
Por outro lado, 6% das mulheres consideram ter um nível alto de literacia financeira, ligeiramente abaixo dos homens (7%).
Ariana Nunes, especialista em finanças pessoais convidada a analisar os dados, refere que “nota-se que temos uma mudança de paradigma, nomeadamente com as mulheres a deixarem de ser conservadoras”.
“Agora começam a ter mais acesso à informação e tecnologia. Porém, apesar do crescimento do número de mulheres a investir, este não deixa de ser ainda um mundo masculino. Ainda é preciso aumentar a literacia financeira em Portugal”, defende Ariana Nunes.
”Os portugueses estão a deixar de ser tão conservadores, mas ainda há um longo percurso a percorrer e o segredo passa por garantir mais conhecimentos para todos”, conclui.
Também Eduardo Silva, Diretor-Geral da XTB Portugal, considera que “este é um tema que, cada vez mais, merece uma atenção especial”.
”É necessário criar e implementar soluções que promovam a literacia financeira de todos e que garantam que tanto mulheres como homens têm a mesma capacidade de poupança e de investimento”, defende o responsável da XTB em Portugal.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com