[weglot_switcher]

ASF lançou duas plataformas para ajudar os consumidores na escolha do seguro de saúde

“Portal dos Seguros de Saúde” e o “Observatório dos Seguros de Saúde”, são as duas plataformas que a autoridade de supervisão de seguros e fundos de pensões (ASF) lançou e que visam melhorar a regulação e a supervisão do mercado de seguros de saúde, assim como aumentar o conhecimento dos consumidores.
17 Novembro 2023, 15h30

A autoridade de supervisão de seguros e fundos de pensões (ASF) lançou duas plataformas, o “Portal dos Seguros de Saúde” e o “Observatório dos Seguros de Saúde”, que têm o objetivo de melhorar a regulação e a supervisão do mercado de seguros de saúde, e aumentar a transparência e o conhecimento dos consumidores.

O “Portal dos Seguros de Saúde” constitui uma plataforma que se dirige aos consumidores, centralizando e contextualizando diversa informação e descodificada, que apresenta vários conteúdos preparados pela AFS, nomeadamente materiais informativos, perguntas frequentes, legislação e regulamentação.

Este portal tem como objetivo principal criar as condições necessárias para que os consumidores possam tomar uma decisão consciente e informada na altura de contratar um seguro de saúde.

Já o “Observatório dos Seguros de Saúde” reúne um conjunto de informação sobre o ecossistema dos seguros de saúde do nosso país, e vai permitir que os consumidores e outros interessados possam conhecer e desenvolver de forma mais aprofundada as diversas matérias relacionadas com seguros de saúde.

Foi na Conferência Anual, que se realizou esta sexta-feira, que foi apresentado quer o Portal dos Seguros de Saúde, quer o Observatório dos Seguros de Saúde, projeto desenvolvido no âmbito da regulação e supervisão do mercado dos seguros de saúde em Portugal em parceria com a NOVA Information Management School (IMS), da Universidade Nova de Lisboa.

Em Portugal o mercado dos seguros emitiu em 2021 cerca de 524 milhões de euros em prémios brutos em seguro direto. Quanto a 2022, este valor passou para os 1,1 mil milhões de euros.

Em comunicado, a ASF afirma que optou ” por criar dois espaços que, embora interligados, são duas plataformas distintas, potenciando as funcionalidades do Portal, enquanto local privilegiado para a obtenção de informação, sob as mais variadas formas, e as do Observatório, que segue mais uma lógica de dashboards que refletem diversos indicadores relevantes no âmbito dos seguros de saúde, e proveniente de diversas fontes credíveis”.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.