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ASFAC lança manual para reforçar a proteção dos consumidores de seguros de crédito

O Manual de Boas Práticas já está em vigor e aplica-se de imediato nas instituições que o subscreveram.
9 Outubro 2024, 13h50

A Associação de Instituições de Crédito Especializado (ASFAC) lançou um Manual de Boas Práticas na Distribuição de Seguros de Proteção ao Crédito para “reforçar e uniformizar as práticas de comercialização destes seguros, com o objetivo de proteger melhor os consumidores e garantir uma conduta ética no setor”.

O manual, que incorpora orientações e regras estabelecidas tanto pelos supervisores nacionais quanto europeus, reflete as melhores práticas do setor.

A criação deste manual surgiu da preocupação contínua dos Associados da ASFAC em adotar uma postura de transparência e rigor na comercialização dos seguros de proteção ao crédito, oferecendo um suporte adicional aos seus clientes. O documento foi subscrito por grande parte das instituições associadas da ASFAC, estando aberto a novas adesões.

Estes seguros ajudam a prevenir situações de incumprimento, insolvência e sobre-endividamento, contribuindo para a estabilidade financeira dos consumidores.

“O propósito deste documento é assegurar que os consumidores tenham acesso a produtos que representem uma mais-valia em momentos de dificuldade financeira, protegendo-os contra imprevistos como desemprego, doença ou falecimento”, refere a associação.

O secretário-geral da ASFAC, Duarte Gomes Pereira, destacou a importância desta iniciativa ao dizer que “este manual resulta de uma iniciativa de grande parte dos associados da ASFAC, tratando-se de mais uma medida que reflete a transparência com que os Associados da ASFAC norteiam a sua atividade, em benefício dos seus clientes”.

“Do lado dos consumidores, garantimos uma maior transparência e proteção, ajudando-os a enfrentar imprevistos da vida com mais segurança financeira. Para os nossos associados, reforçamos a confiança e o compromisso com uma comercialização responsável e ética, o que também fortalece o relacionamento com os clientes e a sustentabilidade do setor”, acrescenta.

O Manual de Boas Práticas já está em vigor e aplica-se de imediato nas instituições que o subscreveram.

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