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ASFAC lança projeto digital de incentivo à educação financeira

O programa conta com a participação de 20 voluntários das instituições de crédito Associadas da ASFAC, que serão responsáveis pelo acompanhamento das sessões do programa.
14 Setembro 2021, 11h13

A Associação de Instituições de Crédito Especializado (ASFAC) celebrou um protocolo de cooperação com a Junior Achievement Portugal (JA Portugal) com o objetivo de desenvolver uma competição digital que permita capacitar os jovens na área da educação financeira. Esta iniciativa insere-se na estratégia de responsabilidade social e apoio ao desenvolvimento da relação dos jovens com o dinheiro e com o crédito.

O programa conta com a participação de 20 voluntários das instituições de crédito Associadas da ASFAC, que serão responsáveis pelo acompanhamento das sessões do programa.

“A cooperação voluntariosa permite o envolvimento das 28 associadas da ASFAC no programa, ao mesmo tempo que sensibiliza para a necessidade de participar em projetos que criem uma cultura de empreendedorismo e desenvolvimento de sensibilização para o tema”, explica a ASFAC.

“Uma das grandes missões da ASFAC passa por aumentar a literacia financeira dos portugueses, apostando fortemente no desenvolvimento pessoal das crianças e jovens neste setor tão crucial para um futuro financeiro sustentável. Com esta parceria, procuramos, sobretudo, incentivar à criação de uma relação saudável com o dinheiro e estimular a uma gestão financeira consciente e responsável”, refere em comunicado Duarte Gomes Pereira, presidente da ASFAC.

“Através de atividades educativas com foco no tema da literacia financeira, tais como questionários e jogos, o programa pretende impulsionar os jovens a adquirir os devidos conhecimentos na área, de forma a melhor gerirem a relação com o dinheiro”, diz a ASFAC.

A competição será em formato online e pretende atingir cerca de 500 alunos do 9º ano de escolaridade, em todo o território nacional, que se encontrem a participar no programa Economia para o Sucesso, desenvolvido pela JA Portugal. Os finalistas serão premiados com vales de compras para utilizar em superfícies comerciais.

Para o CEO da JA Portugal, Frederico Fezas Vital, “esta parceria permite reforçar a aposta da Junior Achievement Portugal numa das suas áreas de atuação central, ajudando a promover, com ferramentas muito concretas, a utilização responsável de recursos financeiros que, no fim do dia, se traduzirá, acreditamos, em vidas mais estáveis e gratificantes para os jovens e para as suas famílias”.

A JA Portugal é uma organização sem fins lucrativos, que existe em Portugal desde setembro de 2005 e que pretende desenvolver, em crianças e jovens dos 6 aos 30 anos de idade, a sua capacidade empreendedora, a educação financeira, o gosto pelo risco, a criatividade e a inovação.

 

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