[weglot_switcher]

ASM Industries integra grupo do maior fabricante de torres eólicas do mundo

A CS Wind, líder mundial no fabrico de torres eólicas, adquiriu a empresa portuguesa por valor não divulgado.
  • Fabian Bimmer/Reuters
5 Agosto 2021, 18h19

A ASM Industries, produtora nacional de torres eólicas e fundações ‘offshore’, vai integrar o grupo do maior fabricante de torres eólicas do mundo, após um processo de aquisição da CS Wind, que pretende dominar o mercado ‘offshore’ europeu.

“A ASM Industries, maior produtora nacional de torres eólicas e fundações ‘offshore’, integrará o grupo da CS Wind, líder mundial no fabrico de torres eólicas, após um processo de aquisição, apresentando-se como uma oportunidade de crescimento da empresa portuguesa, com maior acesso a novos projetos de energia renovável. A nova acionista maioritária da ASM Industries, a CS Wind, revela que o objetivo da aquisição é reforçar a posição de liderança do mercado de energia eólica ‘offshore’ europeia”, revela um comunicado da empresa.

Adelino Costa Matos, CEO da empresa portuguesa, destaca que “a integração da ASM Industries neste grupo de renome e líder mundial na produção de torres eólicas é mais um passo estratégico que nos permite continuar a realizar o nosso caminho de crescimento e consolidação, numa indústria muito desafiante e exigente”.

“A decisão foi muito ponderada, mas é a mais acertada para possibilitar que a ASM Industries ganhe dimensão crítica e alcance o seu objetivo de ser o maior fabricante de torres eólicas e fundações ‘offshore’ da Europa”, justifica este responsável.

O referido comunicado adianta que, “numa altura em que o mercado europeu está a dominar o crescimento da energia eólica ‘offshore’ global, esta cooperação visa expandir a produção de torres eólicas ‘offshore’ neste mercado e reforçar o seu domínio, e também criar oportunidades de negócio no mercado das fundações, como as fundações ‘monopiles’, que são estruturas de suporte que fixam uma turbina eólica ‘offshore’ no fundo do mar”.

“Reconhecidas pela sua eficiência económica e estabilidade, são atualmente as mais utilizadas em todo o mundo, e espera-se que mais de 80% das subestruturas globais de energia eólica ‘offshore’ sejam instaladas como ‘monopiles’ no futuro”, assinala o comunicado em questão.

Recorde-se que a ASM Industries é uma ‘holding’ fundada em 2007, derivada do Grupo A. Silva Matos, com uma fábrica para produção de torres eólicas ‘onshore’ em Sever do Vouga, e outra no porto de Aveiro, “com a localização ideal para a produção e transporte de grandes torres eólicas e fundações ‘offshore'”.

“Com esta transação, a ASM Industries pretende investir significativamente no reforço da capacidade produtiva da sua atual fábrica no porto de Aveiro e, inclusive, poder construir uma nova fábrica de ‘monopiles’, criando um verdadeiro ‘cluster’ produtivo para as energias renováveis em Portugal para atender todo o mercado europeu, reforçando o papel estratégico do porto de Aveiro”, salienta Adelino Costa Matos.

Antes da ASM industries, a CS Wind adquiriu a maior fabricante norte-americana de torres eólicas à Vestas, uma empresa global de turbinas, e decidiu reforçar o investimento para expandir a sua produção na fábrica na Turquia.

Com fábricas no Vietname, China, Malásia, Turquia, Estados Unidos da América e agora em Portugal, “prevê-se um elevado reforço do posicionamento da CS Wind, enquanto empresa líder mundial na produção de torres eólicas”, acreditam os responsáveis da ASM Industries.

“Com os recentes anúncios de políticas de produção de energia renovável, nomeadamente de energia eólica ‘offshore’, oriundos de governos de todo o mundo, estima-se uma vantagem mais competitiva em termos de eficiência na produção de energia no futuro, já que é mais fácil de garantir a localização para a sua produção”, antevê o comunicado da ASM Industries

O documento conclui que, nesta transação, cujo valor não foi divulgado, a WAM Investments, acionista da ASM Industries, contou com a assessoria da PricewaterhouseCoopers Porto e GBS Finance.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.