Associação luta pela proibição da vigilância biométrica em massa

Associação D3 junta-se ao #ReclaimYourFace: o objectivo é proibir a vigilância biométrica em massa

Michal Jakubowski/Unsplash

A Associação D3 – Defesa dos Direitos Digitais é o mais recente membro do movimento #ReclaimYourFace, onde já estão outras quarenta associações europeias.

O objectivo desta iniciativa é fazer um apelo à «proibição da utilização de sistemas de inteligência artificial com fins nocivos» – um dos casos é a «vigilância em massa com recurso a dados biométricos», situação que o #ReclaimYourFace quer ver proibida.

«Os dados biométricos são próprios e únicos de cada um dos nossos corpos e comportamentos, e que divulgam informações sensíveis sobre quem somos», lembra a D3, que acusa «governos, forças policiais e empresas» de usarem «dispositivos de gravação (como câmaras de CCTV) e software de reconhecimento facial para colectar» esta informação e tratar pessoas como «códigos de barras ambulantes».

Este movimento assume a forma de Iniciativa de Cidadania Europeia (ICE), uma ferramenta que a União Europeia (UE) dá aos cidadãos para se «organizarem e exigirem colectivamente novos quadros legislativos».

#ReclaimYourFace tem de juntar um milhão de assinaturas
Para ser submetida à apreciação da Comissão Europeia, e ser motivo de debate no Parlamento Europeu, esta ICE precisa de apresentar «um milhão de assinaturas em pelo menos sete estados-membros» em 2021.

«Esta é uma oportunidade única que temos, enquanto cidadãos da UE, de pedir uma lei que nos proteja, tornando ilegais as práticas de vigilância biométrica em espaços públicos», diz a D3. As assinaturas devem ser feitas no site reclaimyourface.eu/pt.

PCGuia
Recomendadas

Propostas de 5G totalizam 323,8 milhões no 109.º dia de licitação principal

As propostas dos operadores totalizaram esta sexta-feira 323,8 milhões de euros, no 109.º dia de licitação principal do leilão 5G, com “sete rondas” pela 27.º vez consecutiva, de acordo com informação da Anacom.
tik tok

Receitas da dona do Tik Tok dispara 111% para 34,3 mil milhões de dólares

A ByteDance registou 1,9 mil milhões de utilizadores ativos por mês no final de 2020 em todas as suas plataformas – que incluem a rede social Tik Tok, a versão chinesa Douyin e a aplicação de agregação de notícias Toutiao, entre outros.

CEO da X-Plora: “O turismo virtual foi um admirável mundo novo e veio para ficar”

A startup portuguesa que leva a tecnologia aos museus prepara-se para fechar uma ronda de investimento série A, que lhe permitirá apostar na inteligência artificial. “Vamos trabalhar mais o tema do turismo inclusivo”, disse a fundadora e CEO ao Jornal Económico.
Comentários