[weglot_switcher]

Associação de Professores investiga possível erro na prova de Geografia A

Associação de Professores de Geografia está a analisar possíveis falhas em termos científicos, de acordo com o Correio da Manhã. Questão colocada no exame tem respostas diferentes consoante os manuais escolares.
23 Junho 2017, 11h13

A Associação de Professores de Geografia (APG) confirmou estar a analisar um eventual erro no exame de Geografia do 11º ano, informa o Correio da Manhã. Em causa está a pergunta seis do Grupo IV e o conceito de “ângulo de incidência” dos raios solares, uma vez que a definição do conceito varia consoante os manuais escolares.

No manual da Areal Editores, o ângulo de incidência dos raios solares é “o ângulo que os raios solares fazem com o plano tangente à superfície da Terra”. Por sua vez, no manual da Texto Editora, o conceito é definido como o “ângulo formado pelo feixe de luz solar e pela normal à superfície, no ponto de incidência”.

Na pergunta de escolha múltipla, questiona-se o que ocorre com o referido ângulo nas latitudes médias onde se situa Portugal. A resposta correta seria “aumenta desde o solstício de dezembro até ao solstício de junho, com efeitos no aumento da quantidade de energia recebida”, mas a questão está a gerar polémica.

O exame de Geografia A foi realizado na passada quarta-feira, 21 de junho, por 22 314 alunos do ensino secundário.

Esta é a segunda questão levantada sobre os exames nacionais realizados este ano. O Instituto de Avaliação Educativa abriu também um inquérito a uma alegada fuga de informação no exame nacional de Português realizado na segunda-feira pelos alunos do 12.º ano. Antes da prova, circulou pelas redes sociais uma gravação de voz em que se ouve alguém a explicar o que iria sair no exame.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.