Associação de Professores investiga possível erro na prova de Geografia A

Associação de Professores de Geografia está a analisar possíveis falhas em termos científicos, de acordo com o Correio da Manhã. Questão colocada no exame tem respostas diferentes consoante os manuais escolares.

A Associação de Professores de Geografia (APG) confirmou estar a analisar um eventual erro no exame de Geografia do 11º ano, informa o Correio da Manhã. Em causa está a pergunta seis do Grupo IV e o conceito de “ângulo de incidência” dos raios solares, uma vez que a definição do conceito varia consoante os manuais escolares.

No manual da Areal Editores, o ângulo de incidência dos raios solares é “o ângulo que os raios solares fazem com o plano tangente à superfície da Terra”. Por sua vez, no manual da Texto Editora, o conceito é definido como o “ângulo formado pelo feixe de luz solar e pela normal à superfície, no ponto de incidência”.

Na pergunta de escolha múltipla, questiona-se o que ocorre com o referido ângulo nas latitudes médias onde se situa Portugal. A resposta correta seria “aumenta desde o solstício de dezembro até ao solstício de junho, com efeitos no aumento da quantidade de energia recebida”, mas a questão está a gerar polémica.

O exame de Geografia A foi realizado na passada quarta-feira, 21 de junho, por 22 314 alunos do ensino secundário.

Esta é a segunda questão levantada sobre os exames nacionais realizados este ano. O Instituto de Avaliação Educativa abriu também um inquérito a uma alegada fuga de informação no exame nacional de Português realizado na segunda-feira pelos alunos do 12.º ano. Antes da prova, circulou pelas redes sociais uma gravação de voz em que se ouve alguém a explicar o que iria sair no exame.

Relacionadas

Português B: Futuro incerto para mais de 74 mil alunos

Está a ser estudada a hipótese de anulação de prova do exame nacional, depois de suspeitas de fuga de informação. Candidaturas ao ensino superior podem ser adiadas.

“Se isto não sair, não tenho nada a ver com isto, ok?”: Esta é a ‘áudio-cábula’ do exame de Português B

“É só estudar Alberto Caeiro e contos e poesia do século XX (…) e uma composição sobre a importância da memória”. Áudio circula nas redes sociais e já está a ser investigada pelo Ministério Público.

Ministério Público investiga fuga de informação no exame nacional de Português

O Instituto de Avaliação Educativa vai investigar uma alegada fuga de informação com o conteúdo da prova que foi divulgada nas redes sociais, de acordo com o jornal Expresso.
Recomendadas

Livro: “Finisterra. Paisagem e povoamento”

Uma das maiores vozes do Neorrealismo, Carlos de Oliveira, deixa-nos uma espécie de cartografia imaginária, como lhe chamou Herberto Helder, nesta “Finisterra”.

A vida, a carreira e a luta do DJ Magazino. “Já fui muito feliz na cabina e na pista de dança”

Após 20 meses de luta contra o cancro, onde também enfrentou a Covid-19, o DJ português lança o livro “Ao vivo”. Mas a “festa continua” este sábado, indo atuar pela primeira vez em quase dois anos.

‘Hackers’ roubaram carteiras de criptomoedas neste ‘marketplace’ de NFT

A vulnerabilidade era aproveitada pelos hackers com o envio de um NFT malicioso o comprador.
Comentários