A fabricante de vacinas AstraZeneca ameaça mudar o local onde fabrica as suas vacinas do Reino Unido para os Estados Unidos, à medida que as negociações com o novo governo britânico, liderado pelos trabalhistas, relativamente a apoios estatais chegam a um impasse, de acordo com o “Financial Times“.
O atual governo britânico planeia reduzir o apoio do estado para um centro de vacinas da empresa, um dossier que vinha do anterior governo, de 90 para 40 milhões de libras (106 para 47 milhões de euros). O “Financial Times” refere que o anterior governo, liderado por Rishi Sunak, previa um apoio de 70 milhões de libras (82 milhões de euros) para a AstraZeneca, por esta ter instalações em Speke e mais 20 milhões de libras (23 milhões de euros) para apoio a investigação e desenvolvimento.
A publicação disse que caso a empresa pode escolher Filadélfia para instalar a nova unidade, caso se se mude para os Estados Unidos. Outra hipótese seria passar o fabrico de vacinas para a Índia.
Um porta-voz da empresa, citado pela “Reuters“, disse que a empresa está “empenhada” em aproveitar a oportunidade para investir em Speke e em ter uma discussão “construtiva” com o governo britânico. Ao “Financial Times”, a empresa disse que não existem conversas com os Estados Unidos e a Índia.
Já um porta-voz do executivo britânico disse existirem discussões “positivas” com a empresa no apoio ao investimento que está previsto ser realizado em Speke.
Taguspark
Ed. Tecnologia IV
Av. Prof. Dr. Cavaco Silva, 71
2740-257 Porto Salvo
online@medianove.com