Até 2030 poderão ser vendidas 30 milhões de bicicletas na Europa

O crescimento é justificado pela venda das bicicletas elétricas, ou e-bikes, aliadas às políticas em favor do seu uso durante, e após, os confinamentos em vigor por toda a Europa.

A tendência, cada vez mais crescente, da sustentabilidade catalisou o negócio das bicicletas. São cada vez mais as pessoas que optam por este meio de transporte “amigo do ambiente”, fator acelerado pela pandemia de Covid-19. Se o ritmo crescente de compra de bicicletas se mantiver, estima-se que até 2030 sejam adquiridas mais de 30 milhões de unidades só na Europa, segundo o portal “Palco 23”.

O crescimento é justificado pela venda das bicicletas elétricas, ou e-bikes, aliadas às políticas em favor do seu uso durante, e após, os confinamentos em vigor por toda a Europa. Caso a tendência se mantenha, e as estimativas estejam corretas, as vendas de bicicletas chegarão a 30 milhões, o que representa um aumento de 47% face ao número de unidades vendidas em 2019, mais do dobro do número de automóveis de passageiros atualmente registados por ano na União Europeia.

Outra das previsões é que o mercado de bicicletas convencionais, até 2020, acabe com as perdas de receitas anuais, nas quais as bicicletas convencionais foram ultrapassadas pelas bicicletas elétricas. Prevê-se que a estabilidade nos próximos três anos dê lugar a um declínio mais lento nas vendas de bicicletas convencionais.

Kevin Mayne, CEO da ‘Cycling Industries Europe’, afirma que o “ciclismo é uma das indústrias mais dinâmicas da Europa neste momento. Com estes novos números podemos mostrar que o mercado europeu do ciclismo é o lugar para investir, para concretizar o Pacto Verde Europeu, a recuperação da pandemia de Covid-19 e a criação de novos empregos verdes”.

Desde o início da pandemia em março de 2020, o rastreador de medidas Covid-19 da European Cyclists Foundation (ECF) mostra que o velho continente investiu mil milhões de euros em infraestruturas para bicicletas e mais de 2,3 mil quilómetros de novas ciclovias foram construídos.

“A indústria das bicicletas está em transformação e observamos um crescimento considerável tanto nas vendas quanto na produção”, disse Manuel Marsilio, diretor-geral da Confederação Europeia da Indústria da Bicicleta (Conebi).

Ler mais

Recomendadas

Governo já pagou 268 milhões de euros às empresas através do programa Apoiar.pt

“Temos, no acumulado da primeira e da segunda tranche, cerca de 268 milhões de euros pagos”, afirmou João Neves.

Japão mantém expectativa de regresso a excedentes orçamentais no longo prazo

O Japão detém a maior dívida pública em função do PIB do mundo, com 223%, uma situação que coloca o país particularmente pressionado e vulnerável à incerteza causada pela pandemia de Covid-19.

Um mês depois de recarregar a ‘bazuca’, BCE mantém política monetária inalterada

As taxas de juro mantiveram-se inalteradas, sendo que a taxa aplicável às operações principais de refinanciamento e as taxas aplicáveis à facilidade de cedência de liquidez e à facilidade permanente de depósito permanecem em 0%, 0,25% e -0,5%, respectivamente.
Comentários