Atenção: Prazo para concorrer ao programa de arrendamento Porta 65 Jovem termina hoje

Todos os interessados têm até às 17h00 para finalizares os processos e submeterem as candidaturas junto do Instituto de Habitação e Reabilitação Urbana.

O período de candidaturas ao programa de arrendamento Porta 65 Jovem termina esta sexta-feira, 4 de outubro. Todos os interessados têm até às 17h00 para finalizares os processos e submeterem as candidaturas junto do Instituto de Habitação e Reabilitação Urbana (IHRU). A atual fase de candidaturas teve início no dia 16 de setembro.

A candidatura ao Porta 65 Jovem tem como requisitos idade igual ou superior a 18 anos e inferior a 35 anos, sendo que no caso de se tratar de um jovem casal um dos elementos poderá ter até 37 anos e o outro 35 anos; e o rendimento mensal corrigido do agregado não pode ser superior a quatro vezes o valor da renda máxima admitida para cada zona e não pode exceder quatro vezes o salário mínimo nacional.

Estes são os dois principais requisitos. Mas os candidatos também têm de ser titulares de um contrato de arrendamento para habitação permanente; não podem usufruir, simultâneamente, de quaisquer outros subsídios ou de outra forma de apoio público à habitação; não podem ter um qualquer grau de parentesco com o senhorio; e não podem ser proprietários ou arrendatários para fins habitacionais de outro imóvel.

Importa, ainda, saber que a tipologia do imóvel em que o candidato reside poderá ser superior a um T2 caso algum dos membros do agregado seja portador de um grau de incapacidade igual ou superior a 60%, ou caso a habitação tenha uma ou mais assoalhadas sem janelas para o exterior.

A renda máxima admitida dependerá da zona onde se localiza a habitação e da tipologia da casa, sendo que o valor da renda não pode ter um valor superior a 60% do rendimento médio mensal bruto do agregado, vulgo taxa de esforço. Consulte aqui o valor da renda máxima admitida consoante a tipologia do imóvel e a região.

Submetida a candidatura, terá de aguardar pelo fim do período de análise, que levará 45 dias após o fecho das candidaturas. As listas de resultados são publicadas em dezembro no site do Portal da Habitação.

Em caso de aprovação, o apoio público recebido ao abrigo da Porta 65 Jovem tem a duração de 12 meses, podendo ir a um período máximo de cinco anos. No final do primeiro ano, poderá ser submetida nova candidatura no período correspondente ao da primeira vez – isto ao longo de cinco anos para que a subvenção não seja perdida.

Ler mais
Recomendadas

Penhora do reembolso do IRS: em que situações pode ocorrer?

Sabia que pode ser alvo de uma penhora do reembolso do IRS? Esta pode ocorrer não só por ter dívidas às Finanças, como também em situações de incumprimento a qualquer credor público ou privado. Descubra em que ocasiões pode acontecer este tipo de penhora e o que fazer nestas circunstâncias.

Segurança Social com formulário para empresas que queiram desistir do ‘lay-off’

A desistência pode abranger a totalidade do pedido, ou seja, desde o início, ou aplicar-se apenas a partir de data indicada pela entidade empregadora.

Crédito pessoal com problemas bancários. É possível?

O pedido de um crédito pessoal com problemas bancários pode não ser facilitado pelas instituições financeiras, mas nem sempre é negado aos consumidores. Fique a conhecer como é possível pedir um empréstimo nestas condições e como evitar situações de incumprimento.
Comentários