A crescente incerteza tem-se tornado um dos maiores desafios que as empresas portuguesas enfrentam nas suas operações diárias. Segundo o último Estudo sobre Gestão do Risco de Crédito em Portugal, promovido pela Crédito y Caución e pela Iberinform, a evolução das margens comerciais é apontada por 37% das empresas como o principal obstáculo enfrentado no dia a dia.
O estudo revela que outras dificuldades significativas incluem a evolução do ambiente económico geral (36% das empresas), os encargos burocráticos e regulamentares (35%) e a morosidade dos clientes (34%).
Além disso, os operadores económicos identificam ainda o aumento da mão de obra (30%), a dificuldade em atrair novos clientes (28%), o aumento da concorrência (26%) e o aumento dos custos de produção (17%) como desafios preponderantes. Adicionalmente, 17% das empresas relatam dificuldades em obter financiamento.
Para lidar com a pressão financeira, a expansão do crédito comercial junto aos fornecedores é a principal estratégia utilizada, com 49% das empresas a recorrer a esta fórmula para cobrir as suas necessidades de liquidez adicional.
Cerca de 48% das empresas também optam pelo crédito financeiro, enquanto 29% restringem o crédito comercial oferecido aos seus clientes. Apenas 13% das empresas consideram recorrer a aumentos de capital como uma solução.
Este panorama destaca a necessidade urgente de as empresas adaptarem as suas estratégias de gestão de riscos e financiamento, numa altura em que a incerteza económica continua a ser um fator predominante nas operações do tecido produtivo em Portugal.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com