Auchan e in-Store Media criam solução pioneira para facilitar a relação entre marcas e consumidores

A nova comunicação no ponto de venda da Auchan esta presente nas 35 lojas de grande formato (31 hipermercados e quatro supermercados) em todo o país com suportes tradicionais e um circuito de sinalização digital de mais de 1.500 écrans e também em auchan.pt com suportes específicos de comunicação ‘online’.

A Auchan Retail Portugal e a in-Store Media acabaram de criar uma oferta pioneira de soluções de ‘retail media’ para facilitar a interação entre marcas e consumidores e melhorar a experiência de compra.

A in-Store Media, multinacional, que afirma ser líder em ‘retail media’ – comunicação no ponto de venda -, fechou um acordo com a Auchan Portugal para desenvolver e gerir os espaços de comunicação com os consumidores.

“O retalhista torna-se assim o primeiro em Portugal a oferecer uma proposta integrada de ‘retail media’ completamente omnicanal, respondendo às necessidades e evoluções do mercado”, salienta um comunicado da respnsavbilidade destas duas empresas, acrescentando que “a nova comunicação no ponto de venda da Auchan esta presente nas 35 lojas de grande formato (31 hipermercados e quatro supermercados) em todo o país com suportes tradicionais e um circuito de sinalização digital de mais de 1.500 écrans e também em auchan.pt com suportes específicos de comunicação ‘online'”.

António Janeiro, diretor-geral da in-Store Media Portugal, afirma que “o acordo com a Auchan assinala um antes e um depois no sector de ‘retail media’ em Portugal”.

“Pela primeira vez, as marcas portuguesas podem oferecer aos consumidores uma experiência de compra homogénea e integrada, graças à oferta omnicanal da in-Store Media. Estamos muito orgulhosos por passar a contar com a Auchan enquanto parceiro de retalho, completando assim uma oferta inigualável de ‘retail media’ com a Sonae e o Pingo Doce para as marcas de consumo em Portugal”, explica o mesmo responsável.

Por seu turno, Solange Farinha, diretora de Experiência Cliente e Digital da Auchan, afirma que o grupo retalhista “está totalmente comprometido em melhorar cada vez mais a experiência de compra do cliente, no canal em que deseja estar, e com a nova oferta de ‘retail media’ estamos claramente encaminhados nessa direção”.

“A parceria com a In-Store Media ajuda-nos a fortalecer o papel da inovação e da digitalização e dá-nos as ferramentas certas para nos adaptarmos aos novos comportamentos de compra”, assegura esta responsável.

As empresas promotoras desta parceria consideram que a omicanalidade no sector nacional do retalho acelerou durante a pandemia.

“Devido ao impacto da Covid-19, o comportamento dos consumidores acelerou a mudança. Os consumidores exigem mais proximidade, inovação e transparência e estão mais informados e são mais seletivos do que antes.  A in-Store Media e a Auchan lançam esta oferta de ‘retail media’ precisamente com o objetivo de estarem mais próximos do consumidor”, observa o comunicado em questão.

Tudo isto, “porque o consumidor está mais exigente ao nível da confiança nas marcas, em todo o tipo de compras, seja de reabastecimento ‘online’ ou na compra de frescos em loja física. Isso exige formas mais eficientes para as marcas comunicarem com os consumidores”, assinala António Janeiro, adiantando que “há, também, que conseguir fidelizar os clientes, em especial aqueles que foram conquistados durante a pandemia”.

De acordo com o referido comunicado, “ao longo dos últimos anos, a comunicação com o consumidor tem vindo a transformar-se e a evoluir à medida que os canais e pontos de contacto com o consumidor aumentaram”.

“Esta transformação progressiva até à omnicanalidade teve uma aceleração incrível durante o ano de 2020 devido à implementação das medidas sanitárias impostas para conter o Covid-19. Os consumidores recorreram massivamente às compras ‘online’, através de plataformas eletrónicas, e mudaram o seu comportamento nas lojas físicas”, salienta o mesmo documento.

Para António Janeiro, “a abordagem omnicanal é a resposta a estes desafios, porque oferece uma experiência consistente e fiável aos consumidores, está centrada no comprador e não no canal, pelo que o objetivo é criar mensagens coerentes, independentemente de onde e como as interações da marca acontecem”.

Com o objetivo de dar resposta a esta aceleração da omnicanalidade, esta parceria da in-Store Media com a Auchan Retail Portugal possibilita a oferta de soluções de comunicação com os consumidores em todos os pontos de contacto: suportes tradicionais e circuito de sinalização digital em lojas físicas, suportes ‘online’ na loja ‘e-commerce’ e comunicação ‘one-to-one’, através de ‘marketing’ direto.

Do portefólio de soluções ‘retail media’ nas lojas da Auchan, fazem parte o ‘Alarm Media’, para impactar 100% dos compradores que acedem às lojas; o ‘Cart Media’, para comunicar ao longo de todo o percurso de compra; e o ‘Stopper’ e o ‘Floor Media’, localizados nas linhas de produto, para completar a comunicação e converter a venda.

“Além disso, o ‘retail media’ da Auchan inclui, também, o canal mais potente de sinalização digital em loja, com 1.500 ecrãs duplos digitais nas 35 lojas Auchan, localizados nas áreas de maior tráfego”, revela o citado comunicado.

“Este ‘retail media’ é uma das maiores redes de comunicação ‘in-store’ em Portugal, que permite a comunicação digital e guia o comprador para a linha de produtos”, destaca António Janeiro.

O comunicado destas duas empresas recorda ainda que, “no atual contexto, em que o consumidor quer otimizar as visitas à loja e que consome mais cada vez que vai às compras, a comunicação em loja assume uma particular relevância”.

“Com o ‘retail media’, as marcas podem ligar-se diretamente com o consumidor ao longo da sua jornada de compra, porque é o momento em que os ‘shoppers’ esperam encontrar as promoções e também estão mais recetivos a aprender sobre a inovação dos produtos. Por isso, para garantir a melhor das experiências de compra é fundamental uma boa estratégia de ‘retail media'”, conclui António Janeiro.

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