O novo robot permite identificar ruturas de stock e detetar problemas na etiquetagem de preços dos produtos nas prateleiras dos supermercados. O projeto nasceu de uma parceria entre a Auchan, a robótica alemã MetraLabs e a tecnológica Trax, e foi introduzido na loja de Alfragide da gigante francesa.
O TASC – Tecnologia ao Serviço do Cliente – foi desenvolvido em colaboração com a empresa alemã de robótica MetraLabs e é o segundo robot deste tipo na Europa. Três vezes por dia, enquanto passeia de forma livre e autónoma pelos corredores do hipermercado, o robot recolhe informação que é transmitida em tempo real às equipas de loja, para que estas possam agir de forma rápida e eficiente, repondo produtos, colocando etiquetas de preço em falta e ajustando o espaço de prateleira de cada artigo, de acordo com o ritmo de consumo específico daquele espaço.
Ainda assim, o robot não está limitado a estas tarefas, adicionalmente servirá para mapear a loja, facilitar a recolha de produtos para encomendas online e até fornecer um mapa interativo ao cliente com a localização de cada artigo na loja. O objetivo é que, em 2021, este projeto seja estendido a 34 lojas da Auchan em Portugal.
O grande objetivo para a Auchan é melhorar a produtividade nas lojas e otimizar a cadeia de abastecimento, libertando os colaboradores para se focarem a 100% na missão de proporcionar uma melhor experiência ao cliente.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com