PremiumAulas ao sábado, máscaras e testes no novo ano letivo

Universidades e politécnicos regressam às aulas presenciais com novas normas. Segurança é prioridade, mas entre os docentes é geral a convicção de que o alarme pode tocar. Sindicato está preocupado com a desvalorização de docentes convidados.

Aulas presenciais, horários alargados com a novidade de aulas aos sábados, fixação de turmas por sala, uso obrigatório de máscara, higienização de mãos e espaços, sinalética adequada. Será isto – e muito mais – no Instituto Politécnico de Viana do Castelo a partir de 6 de outubro, dia fixado para arranque do ano letivo 2020/2021.

Coimbra, a mais antiga universidade do país, começou esta segunda-feira a dar as boas-vindas aos alunos dos anos mais avançados. Os primeiros caloiros só chegarão após a publicação dos resultados da primeira fase do Concurso Nacional de Acesso, dia 28. As atividades letivas e não letivas serão maioritariamente presenciais e, sempre que necessário, complementadas com transmissão síncrona. Entre as decisões para enfrentar a pandemia, a Universidade investiu no desenvolvimento de uma plataforma tecnológica para docentes (UC Teacher) e outra para estudantes (UC Student), que permitem agregar as funcionalidades do Zoom, ou plataformas similares, e a informação do portal de gestão académica NONIO.

Conteúdo reservado a assinantes. Para ler a versão completa, aceda aqui ao JE Leitor

Recomendadas

Fenprof promove protesto contra aprovação do OE2021

Professores e educadores concentrar-se-ão em frente ao Parlamento dia 29 de outubro e, simbolicamente, atapetarão o recinto com faixas em que constam as suas principais reivindicações em protesto pela desvalorização do setor da educação.

Cantinas escolares fazem greve nesta segunda-feira

Federação dos sindicatos do setor dá conta de que os trabalhadores das cantinas escolares vão fazer uma greve nacional esta segunda-feira, 26 de outubro. E prevê uma “grande adesão à greve, com centenas de cantinas escolares encerradas e escolas que não vão ter aulas”.

PremiumAtrasos na Lei de Enquadramento Orçamental dificultam escrutínio do OE2021

Conselho das Finanças Públicas diz que teria sido desejável que a mudança nas regras de especificação fosse acompanhada da implementação dos novos programas orçamentais.
Comentários