A Austrália prepara-se para reabrir em novembro as suas fronteiras internacionais, algo que não acontece desde que a pandemia de Covid-19 atingiu o país em março de 2020. “É hora de devolver a vida aos australianos”, referiu em conferência de imprensa realizada esta sexta-feira, 1 de outubro, o primeiro-ministro australiano, Scott Morrison, segundo informa a “BBC”.
No entanto, quem chegar à Austrália sem estar vacinado terá de cumprir uma quarentena obrigatória de 14 dias em unidades hoteleiras. Por outro lado, se o cidadão for um australiano vacinado ou com residência permanente será cumprida uma quarentena em domicílio durante sete dias.
O primeiro-ministro acrescentou também que a população australiana poderá viajar para fora do país, quando a taxa de vacinação atingir os 80%.
Apesar desta reabertura não ser no imediato dirigida aos estrangeiros, o governo australiano avançou que está a trabalhar “para receber os turistas de volta”. A Austrália contabiliza perto de 110 mil casos e 1.300 mortes por Covid-19, sendo que os cidadãos apenas puderam deixar o continente por motivos de trabalho ou visitas a familiares cuja vida esteja em risco.
Atualmente, as populações das cidades de Sydney, Melbourne e Camberra encontram-se confinadas devido a surtos de coronavírus.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com