[weglot_switcher]

Schindler aposta em nova geração de ascensores modulares com estratégia a longo prazo

Com chegada ao mercado em 2020, a multinacional suíça Schindler anunciou o lançamento de uma nova geração de ascensores modulares, designados Schindler 1000, Schindler 3000 e Schindler 5000.
12 Novembro 2020, 07h45

Estes equipamentos incorporam inúmeras vantagens, desde as mais recentes inovações tecnológicas a serviços digitais adicionais, que criam novas experiências ao utilizador e podem mesmo ser considerados uma plataforma de infotainment, além de incluírem soluções contactless numa era de maior segurança e higiene. Esta é uma resposta da empresa de transporte vertical ao rápido processo de urbanização, aliado ao aumento do envelhecimento populacional, que levam à procura por cidades mais inteligentes e que colocam as pessoas em primeiro plano.

A nova abordagem modular aposta num conjunto de componentes simplificado e harmonizado e numa estratégia de plataforma modular aplicada aos novos ascensores, que garante ainda uma oferta simplificada e métodos de instalação inovadores. Todas estas características permitem otimizar a cadeia de abastecimento e produção, reduzindo o impacto a nível ambiental e as emissões de CO2, em comparação com outras soluções atuais.

Esta nova geração de ascensores proporciona uma experiência de utilização mais integrada e interativa para o utilizador, além de potenciar o aspeto estético e dinamizar a experiência de andar de elevador. Para tal, utiliza soluções digitais para proporcionar acesso a informação, entretenimento e interação social aos utilizadores na cabina, como o Ahead DoorShow, Ahead SmartMirror, entre outras. Desta forma, a nova gama incorpora novas funcionalidades, através de painéis de controlo ativados por gestos e uma interface que permite aos utilizadores interagir remotamente com o painel através do smartphone.

A nova gama garante também maior liberdade aos arquitetos e permite aos proprietários supervisionar o desempenho e a manutenção dos equipamentos em tempo real, reduzindo o tempo de inatividade das unidades. As ferramentas digitais de engenharia utilizadas durante os processos de planeamento e design são o BIM (Building Information Modelling) e o Schindler Digital Plan, uma ferramenta web para arquitetos e designers planearem o ascensor, de acordo com as necessidades específicas de cada projeto. Outro serviço digital, que garante o mais elevado nível de cibersegurança IoEE (Internet Of Elevators and Escalators) é a conectividade avançada do Shindler Ahead, que potencia funcionalidades como as inspeções remotas e a resolução remota de problemas.

De uma perspetiva tecnológica, as soluções que evitam o contacto físico com os equipamentos estão a tornar-se mais relevantes, sobretudo numa altura em que existe uma adaptação a novas rotinas sociais e ameaças à saúde pública. O sistema PORT da Schindler integra assim as funcionalidades da nova geração de ascensores, permitindo a gestão de tráfego sem contacto físico e a deslocação dentro dos edifícios sem tocar em botões ou ecrãs. Através da aplicação para smartphone myPORT, que oferece verificação de identidade com elevado nível de segurança, faz com que seja possível o utilizador deslocar-se dentro dos edifícios apenas através do seu telemóvel.

Ao nível de sustentabilidade, verifica-se a redução do impacto de CO2 devido à otimização da cadeia de abastecimento e produção. A produção é realizada da forma mais local possível, de forma a diminuir o impacto do processo de transporte e a pegada global de logística e fabrico. Adicionalmente, o programa modular engloba componentes mais leves e embalagens de transporte totalmente recicláveis, com base em madeira e cartão. Por fim, estes elevadores garantem eficiência energética classe A (ISO 14025) e estão certificados com uma Declaração de Produto Ecológico, de acordo com o sistema EDP (Environmental Product Declarations) que verifica a sustentabilidade ao longo do ciclo de vida do produto.

O programa de modularidade transforma o design da oferta disponível de produtos, tornando-o mais integrado e com inúmeras opções e vantagens que permitem oferecer estes novos serviços e processos digitais, garantindo ainda sistemas de instalação e de manutenção otimizados. Além da maior variedade na sua aplicação, o número reduzido de produtos facilita a seleção e a escolha final, que também é otimizada pelas opções de pacotes pré-definidos que simplificam a seleção e o processo de encomenda para acomodar as diferentes necessidades dos Clientes.

 

Este conteúdo patrocinado foi produzido em colaboração com a Schindler.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.