[weglot_switcher]

Avaliação bancária das casas em máximos de seis anos

As casas em Portugal passaram a valorizar mais 1 euro por metro quadrado em maio comparativamente ao mês anterior, sendo que o valor médio de avaliação bancária para o total do país fixou-se em 1 111 euros/m2. É o valor mais alto desde o verão de 2011.
29 Junho 2017, 13h05

Segundo os dados divulgados hoje pelo INE – Instituto Nacional de Estatística, o aumento foi de 0,1% em relação a Abril e de 4,8% em relação ao mesmo mês do ano passado.

Esta subida foi determinada pela evolução do valor da avaliação bancária das moradias que face ao mês anterior, registaram um aumento de 0,5% (-0,2% em abril), tendo permanecido inalterado o valor dos apartamentos.

Relativamente às moradias, o valor médio de avaliação bancária para o total do país, fixou-se em 1 029 euros/m2 em maio, cinco euros/m2 (0,5%) superior ao observado em abril. Em termos homólogos, aumentou 4,8%, o que compara com a variação de 5,7% observada no mês anterior.

Quanto aos apartamentos, o INE revela que o valor médio de avaliação situou-se em 1 161 euros/m2 , o mesmo valor do mês anterior mas aumentando 5,3% (variação de 5,4% em abril) quando comparado com o período homólogo.

A nível regional, as maiores subidas registaram-se no Alentejo (1,2%) e no Norte e Região Autónoma da Madeira (ambas com 0,5%). A Região Autónoma dos Açores verificou a maior descida (-0,6%). Em relação ao mesmo período do ano passado, as variações mais expressivas observaram-se no Algarve (9,8%), Alentejo (6,0%) e Área Metropolitana de Lisboa (5,8%), tendo a região Centro apresentado o menor crescimento (3,6%).

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.