[weglot_switcher]

Amazon Web Services lança Centro de Inovação de Inteligência Artificial

O gigante norte-americano Amazon vai investir 90 milhões de euros na criação de um novo centro de inovação para a IA. A ideia é pôr as suas equipas a colaborar com clientes e “developers” em todo o mundo para que estes consigam lançar os seus próprios produtos, processos e serviços.
2 Julho 2023, 14h00

Artigo originalmente publicado no caderno NOVO Economia de 24 de junho, com a edição impressa do Semanário NOVO.

A Amazon Web Services – a divisão de serviços na cloud da gigante norte-americana – anunciou o lançamento de um Centro de Inovação AWS de Inteligência Artificial Generativa, um novo programa destinado a ajudar os seus clientes a construir e a pôr em execução soluções de inteligência artificial generativa.

A inteligência artificial generativa – uma tecnologia que se baseia em machine learning – consegue criar novos conteúdos e ideias, incluindo conversas, stories, imagens, vídeos e música, sem recorrer a humanos.

A AWS vai investir cerca de 90 milhões de euros no programa, que vai fazer a ponte entre os especialistas em Inteligência Artificial e de machine learning da Amazon com clientes em todo o mundo, num esforço para ajudá-los a criar, desenhar e lançar novos produtos, serviços e processos.

Workshops e formações a custo zero
O novo Centro de Inovação da AWS para a Inteligência Artificial Generativa – que conta com cientistas de dados, engenheiros e produtores, vai trabalhar com os clientes, oferecendo workshops e formação a custo zero.

“A Amazon tem mais de 25 anos de experiência em inteligência artificial, e mais de 100 mil clientes já usaram serviços de inteligência artificial e de machine learning da AWS para lidar com alguns dos seus maiores desafios e das suas oportunidades. Mas agora, os clientes em todo o mundo estão sedentos de orientação sobre como é que podem começar rapidamente e de forma segura na IA Generativa”, disse Matt Garman, vice-presidente para vendas, marketing e serviços globais da AWS.

“O Centro de Inovação de IA Generativa é parte do nosso objetivo de ajudar as organizações a alavancar a inteligência artificial, fornecendo-lhes serviços de IA Generativa flexíveis e cost-effective, bem como a nossa equipa de especialistas para que possam tirar proveito das vantagens que esta nova tecnologia proporciona”, acrescentou.

Amazon fez pré-lançamento do concorrente ao ChatGPT
A AWS está a lançar o seu novo centro de inovação não muito tempo depois ter feito o pré-lançamento do seu novo modelo de IA Generativa própria, o Bedrock. Apesar de o Bedrock não ser baseado na plataforma de IA Chat GPT, tem como objetivo proporcionar o mesmo tipo de capacidades.

O Bedrock baseia-se em modelos de machine learning que são pré-treinados com recurso a imensas quantidades de dados, fornecidos por companhias como a AI21 Labs, a Anthropic, a Stability AI.

De acordo com a Amazon, os modelos da Bedrock podem ser customizados para se adaptarem aos fluxos de trabalho de indústrias específicas e executarem uma vasta gama de tarefas, incluindo a escrita de posts em blogs, gerar imagens, resolver problemas matemáticos, encetar diálogos e responder a questões com base em documentos específicos.

A Amazon – a par do pré-lançamento do Bedrock – vai lançar de forma limitada o Amazon CodeWhiperer, um assistente de coding (programação) baseado na Inteligência Artificial que usa um modelo capaz de gerar sugestões de código em tempo real, baseado em comentários de programadores e em código anteriormente criado.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.