Desde o início de outubro que os utentes do Sistema Nacional de Saúde (SNS) já podem aceder aceder à respetiva baixa médica em suporte digital, quando emitida pelo médico de família, a partir do Portal SNS, e posteriormente enviá-la por e-mail à entidade patronal sem ter de se dirigir ao local, anunciou esta quarta-feira o site dos Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS).
A medida entrou em vigor no seguimento das medidas de simplificação de processos na área da saúde, tomadas pelo Governo. “O acesso à baixa médica sem papel vem juntar-se a um conjunto de outras funcionalidades, como a consulta aos resultados de exames, aos guias de tratamento, ao boletim de vacinas e a muitos serviços eletrónicos, nomeadamente marcar consultas, pedir isenção das taxas moderadoras”, por exemplo.
Além de aceder à baixa médica em suporte digital, o utente poderá consultar sempre que queira todas as suas baixas médicas prescritas.
Esta nova forma de obter a baixa médica foi desenvolvida pela SPMS, sendo o primeiro serviço público a ficar “protegido com autenticação forte, quando em maio deste ano, o registo passou ser feito, exclusivamente, com Cartão do Cidadão ou Chave Móvel Digital”.
Como pedir a baixa médica em suporte digital?
– No portal SNS aceder ao Registo de Saúde Eletrónico – Área do Cidadão;
– Aí poderá consultar os seus documentos, incluindo a baixa médica ou Certificado de Incapacidade Temporária, guardar e enviar por e-mail para o local de trabalho;
– Posteriormente o documento original terá de ser entregue na entidade empregadora.
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