Baixas médicas já estão à distância de um clique. Saiba como

Esta nova forma de obter a baixa médica foi desenvolvida pela SPMS, sendo o primeiro serviço público a ficar “protegido com autenticação forte, quando em maio deste ano, o registo passou ser feito, exclusivamente, com Cartão do Cidadão ou Chave Móvel Digital”.

Desde o início de outubro que os utentes do Sistema Nacional de Saúde (SNS) já podem aceder aceder à respetiva baixa médica em suporte digital, quando emitida pelo médico de família, a partir do Portal SNS, e posteriormente enviá-la por e-mail à entidade patronal sem ter de se dirigir ao local, anunciou esta quarta-feira o site dos Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS).

A medida entrou em vigor no seguimento das medidas de simplificação de processos na área da saúde, tomadas pelo Governo. “O acesso à baixa médica sem papel vem juntar-se a um conjunto de outras funcionalidades, como a consulta aos resultados de exames, aos guias de tratamento, ao boletim de vacinas e a muitos serviços eletrónicos, nomeadamente marcar consultas, pedir isenção das taxas moderadoras”, por exemplo.

Além de aceder à baixa médica em suporte digital, o utente poderá consultar sempre que queira todas as suas baixas médicas prescritas.

Esta nova forma de obter a baixa médica foi desenvolvida pela SPMS, sendo o primeiro serviço público a ficar “protegido com autenticação forte, quando em maio deste ano, o registo passou ser feito, exclusivamente, com Cartão do Cidadão ou Chave Móvel Digital”.

Como pedir a baixa médica em suporte digital?
– No portal SNS aceder ao Registo de Saúde Eletrónico – Área do Cidadão;
– Aí poderá consultar os seus documentos, incluindo a baixa médica ou Certificado de Incapacidade Temporária, guardar e enviar por e-mail para o local de trabalho;
– Posteriormente o documento original terá de ser entregue na entidade empregadora.

Relacionadas

Já é possível tirar senhas para o centro de emprego, IMT e Segurança Social a partir da sua televisão

Os serviços estão disponíveis apenas para os clientes da Vodafone Portugal com serviço de televisão e box da operadora, através da aplicação ‘Serviços Públicos’. A Vodafone diz ser a primeiro operadora a disponibilizar serviços públicos na televisão.

Mais de 1.400 cidadãos já renovaram o cartão de cidadão online. Saiba quais os passos necessários

Segundo o Governo desde o início do ano registou-se um aumento de 24% dos pedidos do cartão do cidadão, devido ao Brexit e às alterações na Lei da Nacionalidade.
Recomendadas

Penhora do reembolso do IRS: em que situações pode ocorrer?

Sabia que pode ser alvo de uma penhora do reembolso do IRS? Esta pode ocorrer não só por ter dívidas às Finanças, como também em situações de incumprimento a qualquer credor público ou privado. Descubra em que ocasiões pode acontecer este tipo de penhora e o que fazer nestas circunstâncias.

Segurança Social com formulário para empresas que queiram desistir do ‘lay-off’

A desistência pode abranger a totalidade do pedido, ou seja, desde o início, ou aplicar-se apenas a partir de data indicada pela entidade empregadora.

Crédito pessoal com problemas bancários. É possível?

O pedido de um crédito pessoal com problemas bancários pode não ser facilitado pelas instituições financeiras, mas nem sempre é negado aos consumidores. Fique a conhecer como é possível pedir um empréstimo nestas condições e como evitar situações de incumprimento.
Comentários