[weglot_switcher]

Balbec compra carteira de crédito malparado de 4 mil milhões em Portugal

De acordo com Balbec, citada pela Bloomberg, cerca de dois terços da carteira consistem em dívida não garantida, como empréstimos a pequenas e médias empresas. A parte garantida, que representa um terço da carteira, consiste em hipotecas residenciais e outros empréstimos imobiliários.
10 Setembro 2024, 17h46

A gestora norte-americana Balbec Capital Management concretizou a aquisição de uma carteira de crédito de cobrança duvidosa em Portugal, no valor de 4 mil milhões de euros que já tinha sido noticiado, segundo a Bloomberg.

Estes ativos foram comprados à LX Partners e representam um portfolio de 300 mil créditos reestruturados ou non-performing loans (NPL).

De acordo com Balbec, cerca de dois terços da carteira consistem em dívida não garantida, como empréstimos a pequenas e médias empresas. A parte garantida, que representa um terço da carteira, consiste em hipotecas residenciais e outros empréstimos imobiliários.

Segundo a Balbec, esta é uma das maiores transações do género dos últimos anos e uma das operações mais relevantes da empresa, desde que foi fundada em 2010.

O Jornal Económico já tinha noticiado que este negócio apelidade de “Projecto Cascais” deveria ficar fechado até ao fim do Verão e que o investimento da gestora de fundos norte-americana na empresa portuguesa, fundada por Bernardo Simões e Vittorio Calvi di Bergolo, rondaria os 250 milhões de euros.

A parceria abrange a gestão do portfólio atual de crédito malparado (Non Performing Loans) que soma 5 mil milhões de euros, dos quais 4 mil milhões são crédito unsecured (sem garantias) e os outros mil milhões crédito secured (com garantias).

“Portugal parece-nos particularmente atrativo neste momento, porque existe uma ampla oferta de empréstimos não produtivos e semi-produtivos e menos concorrência do lado da procura”, afirmou a Balbec em comunicado citado pela Bloomberg.

No futuro, a Balbec e a LX Partners  trabalharão em conjunto na apresentação de propostas para carteiras garantidas, não garantidas e mistas, com a LX Partners a assegurar o serviço, segundo a Balbec.

A gestora gere mais de 6,3 mil milhões de dólares, segundo o comunicado. No ano passado, assegurou cerca de 465 milhões de dólares em compromissos para o seu sexto fundo principal, que planeia investir em carteiras de empréstimos ao consumo, residenciais e comerciais.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.