A bolsa de Nova Iorque viveu um dia de grande otimismo, com os principais índices a subirem de forma expressiva, na sessão desta quarta-feira. Na origem estão sinais de que a Fed ganhou espaço para a cortar nos juros, assim como o arranque positivo da earnings season.
Entre os índices de referência, o tecnológico Nasdaq esteve em destaque ao subir 2,45%. Seguiram-se avanços de 1,83% no S&P 500, ao passo que o industrial Dow Jones ganhou 1,65%.
Por um lado, os investidores ficaram animados pelos dados da inflação nos EUA. Isto porque o indicador subjacente, que exclui os preços dos alimentos e da energia, por serem os mais voláteis, recuou 0,1 pontos percentuais em dezembro para 3,2%.
Neste contexto, a Fed ganha espaço para voltar a efetuar um corte nos juros, o que representaria um estímulo à economia. De referir que a próxima reunião daquele banco central está agendada para o dia 29 de janeiro.
Por outro lado, esta quarta-feira foi dia de arranque da época de resultados nos EUA. Os números revelados pelo setor bancário foram particularmente positivos e marcaram a sessão bolsista. Neste contexto, os títulos do Goldman Sachs valorizaram 6%, após um disparo dos lucros.
De resto, o impacto foi tal que também a banca europeia foi impactada e registou valorizações, ainda que menos expressivas.
Ainda em Wall Street, houve valorizações superiores a 8% na Tesla, 3% na Meta e Nvidia e 2% na Microsoft, olhando às que mais subiram em bolsa, de entre as ‘sete magníficas’.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com