[weglot_switcher]

Banca nacional detém mais de cinco milhões de euros em imóveis para venda

No primeiro semestre de 2018, os principais bancos nacionais venderam imóveis no valor de 192,3 milhões de euros.
16 Agosto 2018, 09h33

Os imóveis com origem em incumprimento de créditos detidos pelos seis maiores bancos do país, e que agora estão à venda, representam um bolo de 5,5 mil milhões de euros, refere o “Diário de Notícias” (DN) esta quinta-feira.

Nos primeiros seis meses do ano de 2018, os principais bancos nacionais venderam imóveis no valor de 192,3 milhões de euros, sendo que Santander, Millennium bcp (BCP), Caixa Geral de Depósitos (CGD), Montepio e BPI têm ainda 3,5 mil milhões de euros em imobiliário para vender. Se a esse valor se adicionar os últimos dados reportados pelo Novo Banco – dezembro de 2017 – o valor dos imóveis por alienar aumenta para 5,5 mil milhões de euros.

O BCP é o banco que mais imóveis tem em carteira: 1.664 milhões de euros ao todo. Segue-se a CGD, com 979 milhões de euros em imóveis por alienar, e o Novo Banco, que tinha em dezembro 1.989 milhões de euros em imóveis à espera de comprador.

“Os imóveis da banca representam um papel importante na atividade, mas o seu peso no número de transações e no volume de negócios diminui nos últimos anos em resultado das melhorias verificadas ao nível da situação económica do país, de um maior cumprimento das obrigações contratuais derivadas dos créditos à habitação e da diminuição da carteira de imóveis dos próprios bancos”, explica fonte da Remax ao DN.

“Quanto ao volume de negócios, é certo que os imóveis da banca, atualmente, não chegam sequer a cerca de 2% do total dos negócios da empresa”, acrescenta ainda. De acordo com a Remax, “o imóvel do banco típico é o imóvel habitacional (sobretudo apartamentos), localizado na periferia das grandes cidades ou na malha urbana dos principais municípios”.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.