[weglot_switcher]

Banco de Portugal aprova novo CEO do Bison Bank

O Bison Capital já tinha anunciado que o chinês Fang Bian iria assumir as funções de CEO do banco. Mas o nome ainda estava para avaliação no Banco de Portugal, tendo sido agora concluído.
21 Maio 2019, 13h09

Fang Bian acaba de ser aprovado pelo Banco de Portugal como o novo CEO do Bison Bank, anuncia o banco em comunicado.

O banco que nasceu do ex-Banif BI vai ser liderado por um gestor chinês que é apontado como tendo uma experiência de mais de três décadas no sector bancário, nomeadamente na banca de investimento,  “o que irá permitir levar a cabo a implementação do plano estratégico do banco através da expansão do seu core business nas áreas de Wealth Management e Investment Banking, sustentada na plataforma Euro-Asiática, assegurando em simultâneo uma forte cultura e estrutura de gestão de risco”.

Fang Bian esteve na banca de investimento e banca de retalho em Hong Kong, Singapura, Londres e Pequim. Dentro do Grupo, foi Presidente da Comissão Executiva do Bison Finance Group Ltd. e Membro do Comité de Gestão do Bison Capital Financial Holdings. Entre 2013 e 2018, esteve no Bank of China International (BOCI) Group, onde foi administrador em várias geografias. O gestor tem um MBA pela Murdoch University, da Austrália.

O CEO do banco surge depois de Pedro Cardoso não ter completado o registo no Banco de Portugal, face ao risco de chumbo das avaliações de idoneidade do gestor português no Banco de Portugal. O risco de chumbo estava relacionado com a auditoria da EY à Caixa Geral de Depósitos no período entre 2000 e 2015, da qual Pedro Oliveira Cardoso foi administrador.

“Sinto-me muito honrado pela confiança depositada em mim pela administração do Grupo Bison. Estou muito entusiasmado por poder usar toda a experiência acumulada durante a minha carreira para contribuir para o desenvolvimento do Bison Bank” afirmou Fang Bian.

“O Bison Bank pretende criar uma ligação intercontinental sólida, apoiando um fluxo constante de ligações que aproximem os mercados dos investidores em todo o mundo. Faremos o máximo para disponibilizar aos nossos clientes as melhores soluções de banking e serviços financeiros integrados, alavancados no nosso conhecimento intercultural.”, conclui o presidente executivo.

O Bison Bank é a nova designação do antigo Banif – Banco de Investimento, adquirido à Oitante pela Bison Capital Financial Holdings em novembro de 2018.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.