[weglot_switcher]

Banco de Portugal avisa que depósitos no Revolut não estão abrangidos pelo Fundo de Garantia de Depósitos (com áudio)

“Clarifica-se que os depósitos captados em Portugal pela Revolut Bank UAB são constituídos junto da casa-mãe, na Lituânia, não se encontrando garantidos pelo Fundo de Garantia de Depósitos português, mas sujeitos ao regime de proteção de depósitos em vigor na Lituânia”, avisa o supervisor.
9 Dezembro 2021, 19h40

O Banco de Portugal esclareceu o mercado que o “novo” banco Revolut não está abrangido pelo sistema nacional de garantia de depósitos. “A Revolut Bank UAB é uma instituição de crédito com sede e autorizada na Lituânia que se encontra habilitada, nos termos legais, a operar em Portugal ao abrigo do regime da Livre Prestação de Serviços. Em concreto, ao abrigo do referido regime, a Revolut Bank UAB encontra-se habilitada a aceitar depósitos ou outros fundos reembolsáveis em território nacional”.

“Clarifica-se, contudo, que os depósitos captados em Portugal pela Revolut Bank UAB são constituídos junto da casa-mãe, na Lituânia, não se encontrando garantidos pelo Fundo de Garantia de Depósitos português, mas sujeitos ao regime de proteção de depósitos em vigor na Lituânia”, avisa o supervisor.

“A este respeito, faz-se notar que são participantes do Fundo de Garantia de Depósitos português as instituições de crédito com sede em Portugal autorizadas a receber depósitos; e as instituições de crédito com sede em países que não sejam membros da União Europeia, relativamente aos depósitos captados pelas suas sucursais em Portugal”.

A plataforma financeira global Revolut tornou-se um banco em Portugal esta quinta-feira. Com mais de 16 milhões de clientes em todo o mundo, a plataforma revela em comunicado que a sua licença bancária especializada em Portugal já está operacional.

Desde a sua estreia no mercado digital, a Revolut conta com mais de 500 mil clientes portugueses. Estes clientes podem, ao dia de hoje, passar as suas contas para o Revolut Bank e ter “acesso a serviços adicionais dentro da app”.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.